Emagrecer andando de bicicleta

A bicicleta é um dos meios de transporte mais usados no mundo. Amigo da natureza e do seu coração, a boa e velha bike pode ser sua melhor amiga na hora de queimar calorias.

16 de outubro de 2014 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Quer praticar uma atividade física e não tem paciência ou vontade de encarar uma academia ou piscina? Saiba que emagrecer andando de bicicleta é possível e prazeroso. Embora não seja tão fácil como antigamente principalmente por causa do trânsito, andar de bicicleta em locais como parques, bosques e até mesmo nos finais de semana ajuda um bocado a perder peso e definir a musculatura. Tire a bike da garagem ou do quartinho e vamos pedalar!


Perder calorias andando de bicicleta

A primeira boa notícia é que emagrecer andando de bicicleta é fácil e não requer um treinamento visando a ultra-maratona. O primeiro passo é ajustar a bike à sua altura. Lembra-se como fazer isso? Para que as pedaladas sejam ergonomicamente corretas, o ciclista precisa manter um dos pés sempre plantados no chão enquanto outro descansa no pedal que fica mais alto quando estiver sentado no selim com a coluna reta.

Agora vamos gastar calorias andando de bicicleta! Veja o gasto calórico de algumas atividades sobre a bicicleta:

  • Pedalar por lazer (“de boa”, como diz minha filha): 280 calorias por hora.
  • Pedalar firme mas sem dar piques de velocidade: 560 calorias por hora.
  • Praticar mountain bike; 700 calorias por hora.

 

carregando…


Como emagrecer andando de bicicleta

Escolher uma trilha segura e ter companhia são itens essenciais para que as pedaladas sejam prazerosas. Mas se você quiser fazer de suas sessões de ciclismo um treino concomitante à sua dieta, seguem algumas dicas:

  • Dedique pelo menos 30 minutos diários às pedaladas. Comece com um ritmo mais lento e vá aumentando a velocidade assim que você sentir chegar a chamada “zona de conforto”. Faça isso obedecendo o SEU tempo.
  • Não aumente a marcha. Isso seria trapacear você mesma. Mantenha a corrente nas coroas médias, que farão seus músculos trabalharem mais.
  • Andar de bicicleta queima as gorduras excedentes com extrema eficácia quando o ritmo das pedaladas é de médio a intenso. Além disso, pernas e bumbum ficam torneados e sarados.
  • Não fuja dos aclives. Algumas sessões em uma subida aumentam o gasto calórico e definem ainda mais os músculos.
  • Nunca se esqueça de fazer uma sessão de alongamento à guisa de aquecimento antes e depois de andar de bicicleta. Isso evita distensões musculares.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!