Emagrecer com Banana

A banana é uma fruta que deve fazer parte de qualquer dieta saudável. A novidade é a inclusão dela em uma técnica para eliminar peso.

18 de junho de 2015 • Por Mariana, em Alimentos, Dicas e Dietas


Muitas mensagens chegaram a esse blog perguntando se é possível emagrecer com banana, essa fruta tão abundante em terras brasileiras e com uma injustificada má-fama de calórica.

As questões chegaram após a leitura de matérias na internet sobre uma certa dieta da banana matinal que supostamente fez com que algumas pessoas perdessem quase 20 quilos em dois meses.

Para saber o que existe de concreto sobre o uso da banana para emagrecer, nada melhor do que pesquisar fontes sérias.

 


A dieta da banana

Criada por Hitoshi Watanabe, médico especialista em medicina preventiva, a dieta da banana propõe um esquema de simples execução para emagrecer com banana: comer muita banana de manhã acompanhado de dois copos de água em temperatura ambiente e nada mais.

banana2

A princípio parece apenas mais uma daquelas dietas restritivas esquisitas que aparecem vez por outra na grande rede, mas as explicações dadas por Watanabe são de uma simplicidade exemplar.

  • A banana contém um tipo de amido que tem funções semelhantes às das fibras no intestino: ajuda na digestão e promove saciedade por mais tempo.
  • Essa saciedade é potencializada quando toma-se a água em temperatura ambiente. Durante a digestão, a união da banana com a água forma um tipo de gel que preenche o estômago e mata mais rapidamente a fome.
  • A frutose (o açúcar das frutas) presente na banana ajuda a eliminar a compulsão por doces.

O valor calórico de uma banana é aceitável em termos calóricos. As campeãs de venda no Brasil, a banana-nanica e a banana-prata, possuem respectivamente 87 e 89 calorias por unidade. Mesmo a mais calórica, a banana-maçã, possui 100 calorias. Essa última banana deve ser evitada por quem possui problemas de prisão de ventre.

carregando…


A dieta para emagrecer com banana no resto do dia

As restrições são pontuais e não envolvem necessariamente o valor calórico em alguns casos. Acompanhe.

  • Bebidas alcoólicas devem ser evitadas por ser responsável pelo acúmulo de líquidos e toxinas, além do alto valor calórico.
  • Derivados do leite, sorvetes incluídos, graças à possibilidade de intolerância à lactose, mesmo leve, que pode proporcionar ganho de peso. Iogurtes e queijos estão liberados graças ao baixo teor de lactose.

Para emagrecer com banana, comendo-a de manhã conforme recomendado pelo médico japonês, basta que se siga um cardápio normal com moderação.

Não há restrições a proteínas, carboidratos e mesmo gorduras, desde que consumidas com parcimônia e inteligência, preferindo sempre alimentos cozidos e assados, evitando frituras e excesso de doces e a inclusão de um exercício aumenta o gasto calórico.

Mesmo sendo uma dieta que não restrinja os principais nutrientes, consulte sempre seu médico antes de fazer essa e qualquer dieta.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!