Emagrecer com Batata Yacon

Uma raiz que teve que se chamar de batata aqui no Brasil é uma das estrelas dos chamados alimentos funcionais. Conheça a batata yacon

02 de maio de 2015 • Por Mariana, em Alimentos


A batata yacon, como ficou conhecido o tubérculo de origem andina, tem sido alvo de pesquisas sobre seu teor nutricional e potencial medicinal.

Foi o que bastou para que muitas procurassem emagrecer com batata yacon; informações apócrifas, teorias e a imensa quantidade de artigos copiados e colados em blogs citando uma matéria do Jornal Hoje deram margem a muitas dúvidas e questionamentos. Mas o que há de verdade sobre a batata yacon, afinal?

Yacon: raiz que virou batata

A batata yacon originou-se na Cordilheira dos Andes, mais especificamente no Equador, Peru e Colômbia.

É um arbusto que atinge cerca de um metro e meio de altura em média, rústica e que se adapta tanto ao frio dos topos das montanhas quanto ao calor dos trópicos.

Sua única exigência é ter um solo com bastante água, por isso planta-se a batata yacon em terrenos mistos, areno-argilosos e ácidos.

 

carregando…

Propriedades da batata yacon

  • Visualmente, a batata yacon lembra a conhecida batata doce, mas as semelhanças param por aí. Ao contrário da batata doce, a yacon tem sabor que lembra a pera e o melão, sendo consumida geralmente crua, desidratada em forma de salgadinho chips ou mesmo moída em forma de farinha.
  • A batata yacon armazena carboidratos na forma de inulina, uma forma de açúcar que não é digerida por seres humanos. Isso torna a batata yacon um dos chamados alimentos funcionais.
  • Alimento funcional é aquele que promove benefícios diretos à saúde do ser humano graças à sua ação no metabolismo.
  • Voltando à inulina: como não há enzimas no sistema digestivo humano que façam a digestão, a inulina estimula a reprodução das bactérias da flora intestinal, aumentando a resistência do sistema imunológico.
  • Estudos comprovaram que o consumo contínuo da batata yacon crua ajuda no controle dos picos de insulina, pois a inulina não é absorvida pelo intestino e não permite que as taxas de açúcar no sangue alcancem níveis altos.
  • A batata yacon é rica em potássio, mineral essencial ao bom funcionamento dos rins e do sistema circulatório, e em triptofano, substância que causa sensação de bem estar por ser precursora da serotonina, o neurotransmissor da felicidade. Minerais como cálcio, ferro, fósforo e magnésio também são encontrados na batata yacon.
  • É possível emagrecer com batata yacon porque ela causa sensação de saciedade tanto por conta da presença da inulina, que forma uma espécie de gel que não será absorvido e que se mantém intacto até a chegada ao cólon, quanto pela presença do triptofano, que ajuda a eliminar a ansiedade.

Quando presente em uma dieta balanceada e rica em nutrientes, emagrecer com batata yacon pode ser possível.

Evidentemente, não há milagres nem passes de mágica; a batata yacon é um excelente auxílio aos que buscam emagrecer e controlar os níveis de açúcar no sangue, além de ajudar a reforçar o sistema imunológico.

Contudo, cada pessoa precisa fazer sua parte, alimentando-se corretamente e incluindo atividades físicas no cotidiano. Consulte sempre seu médico.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!