Berinjela para emagrecer

Quais as propriedades da beringela, e como ela pode ajudar a dieta de emagrecimento?

A berinjela (fruto da planta Solanum melongela) tem sido alvo de estudos nutricionais há muito tempo por conta de algumas propriedades benéficas que precisaram ser confirmadas cientificamente.

Hoje é possível afirmar que a beringela é um alimento funcional, por ser rico em fibras, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, vitaminas e ajudar a combater o colesterol.

A berinjela

Legume bem conhecido pela sua cor e formato, a berinjela é uma das mais ricas fontes de vitaminas do complexo B, principalmente a niacina (B5). Possui também doses consideráveis doses de cálcio, fósforo e ferro.

O principal destaque da berinjela é a sua quantidade de fibras solúveis, responsáveis por regular o sistema digestivo e, por tabela, auxiliar na redução dos níveis de colesterol e açúcar na corrente sanguínea.

Como as fibras solúveis da berinjela agem

Não nos custa nada avisar de novo: as informações contidas nesse blog são simplificadas para efeitos de compreensão. Para compreender com detalhes precisos a atuação fisiológica e metabólica da berinjela, consulte um especialista.

As fibras solúveis presentes na berinjela secretam um gel no intestino durante a digestão que modificam a velocidade com que a glicose é absorvida pelo sangue, criando uma barreira natural que diminui a rapidez com que o açúcar vai para a corrente sanguínea.

A fermentação que o cólon (parte do intestino grosso) causa na berinjela durante a digestão exerce um efeito produtor de substancias que ajudam a reduzir as taxas de colesterol. Essas substâncias também causam saciedade e ajudam na diminuição do peso corporal.

Quais os efeitos da beringela na dieta?

A beringela também é usada em dietas para perda de peso. Cientistas descobriram que sua casca possui grande quantidade de potássio, que aumentam a produção da bile (líquido produzido pelo fígado).

informecom20127251

A principal função da bile é queimar gorduras. Incluir beringela em um cardápio saudável significa ter auxílio extra para emagrecer com saúde.

Não custa repetir: por mais benefícios que possa causar, a beringela não faz milagres sozinha. Dieta equilibrada e atividades físicas também precisam ser adicionadas à equação.

Como consumir a beringela de forma adequada

De nada adianta simplesmente comer berinjela de qualquer maneira. Se ela for preparada frita ou excessivamente imersa em óleos durante seu preparo, seus efeitos benéficos se perderão.

Para ser consumida in natura, prefira cozê-las ou assá-las. Recomenda-se deixar a berinjela imersa em um molho com água e sal para eliminar o excesso do seu amargor característico.

Não descasque a berinjela. A casaca possui boa parte das fibras solúveis do legume.

Além de poder ser consumida ao natural (cozida e assada), existem farinhas e cápsulas de berinjela disponíveis no mercado.

Enquanto as cápsulas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais – mesmo sendo um produto saudável, consulte um nutricionista para saber qual a quantidade é adequada para seu organismo — a farinha de berinjela pode ser feita em casa.

Há ainda a opção de consumir a berinjela em forma de farinha, que pode ser adicionada ao seu alimento preferido. Cuidado ao comprar esse produto: procure estabelecimentos comerciais confiáveis.

Receita caseira de farinha de berinjela

Eis uma receita de farinha de beringela encontrada na internet e de fácil execução.

Corte um quilo de beringela em rodelas e com a casca e retire o excesso de água com papel-toalha (aconselha-se deixar o papel-toalha por 15 minutos por sobre as rodelas).

Coloque as rodelas de beringela em uma forma, leve ao forno médio por pelo menos duas horas ou até que fiquem crocantes. Espere que esfriem e triture em um liquidificador. Armazene em um pode de vidro com tampa.

Mas afinal, berinjela emagrece?

Um alimento com as propriedades benéficas da berinjela ajuda, e muito, na perda de peso em dietas saudáveis. Sua ação direta e comprovada sobre os níveis de açúcar e gordura são fundamentais para quem deseja emagrecer de forma contínua e segura.

Mas não se iluda; a berinjela não é milagrosa. Ela precisa de sua ajuda para que a perda de peso se realize; incluir atividades físicas que proporcionem a eficácia do gasto calórico causado pelo consumo da berinjela e mudar sua dieta são essenciais para que a berinjela possa ser uma excelente coadjuvante em seu projeto para emagrecer.

Consulte sempre seu médico e um nutricionista.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.71
Total de Votos: 7

Berinjela para emagrecer

Comentários

  • Já ouvir falar nos benefícios da berinjela. Quando criança minha mãe preparava sempre ela empanada e depois colocava um molho de tomate, queijo ralada e levava ao formo… Ficava uma delícia! Pena que essa receita é boa, porém nada light.

    Responder

Comente