Emagrecer com caminhada nórdica

Oriundo das necessidades esportivas de esquiadores, a chamada caminhada nórdica começou uma leve e constante popularização entre quem deseja uma atividade física eficiente e de fácil execução.

24 de abril de 2015 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Já ouviu falar da caminhada nórdica? Popular na Europa, a caminhada nórdica faz com que o corpo gaste mais calorias do que em uma caminhada típica, sem aumento de velocidade e sem necessidade de incluir muitas subidas na trilha. Interessada?

 

A origem da caminhada nórdica

A caminhada nórdica tem esse nome porque foi criada na Finlândia, um dos chamados países nórdicos (os outros são Noruega, Suécia, Dinamarca e Islândia. Um pouquinho de Geografia não faz mal a ninguém.).

A principal finalidade do exercício era manter a musculatura e a boa forma física dos esquiadores nos meses de verão, e por isso os bastões de esqui, que antes dormiam nas garagens durante a temporada sem neve foram usados como “alavancas” durante as caminhadas.

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Estudos posteriores confirmaram a eficácia da caminhada nórdica para manter a forma e para emagrecer. Daí para a popularização do exercício entre a população europeia em geral foi um pulo.

Tudo bem, um pulo de quase quatro décadas, mas emagrecer com a caminhada nórdica tornou-se acessível para quem tivesse disposição para caminhar seguindo os preceitos corretos do exercício.

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Como emagrecer com caminhada nórdica

O primeiro passo é saber como praticar a caminhada nórdica de forma correta. Basta adaptar seus passos ao compasso dos bastões.

  • São necessários dois bastões reguláveis. Como o esqui não é exatamente um esporte popular no Brasil (por que será, né?), existem alternativas que podem ser encontradas em lojas de esporte.
  • A ponta dos bastões devem ficar na altura do umbigo, para que a pessoa segure-os com os braços dobrados em 90 graus.
  • A coordenação natural dos movimentos dos braços e pernas servirá como alavanca, fazendo com que a caminhada tenha menos impacto. Siga o seguinte padrão: o braço esquerdo dará impulso à perna direita e vice-versa.
  • Não estranhe se você rebolar mais do que na caminhada normal. A caminhada nórdica simula os movimentos de esquiar; o movimento dos quadris e tórax aumenta o trabalho muscular da região lombar.
  • E não se esqueça da regra de ouro da caminhada nórdica: pise primeiro com o calcanhar e apoie toda a planta do pé no chão.

Uma hora de caminhada nórdica queima pelo menos 45% a mais de calorias do que uma caminhada tradicional, além de de aumentar exponencialmente a resistência física e muscular.

É possível queimar até 450 calorias em uma hora! Já imaginou a junção desse exercício com uma dieta balanceada? Isso mesmo: você consegue emagrecer com caminhada nórdica.

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