Emagrecer com carboidratos é possível

O carboidrato precisa fazer parte de qualquer dieta saudável, mas não pode ser consumido de qualquer maneira. Aprenda pequenas e preciosas dicas para que a inclusão desse nutriente não seja motivo de dúvidas ou arrependimentos..

25 de agosto de 2014 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


O carboidrato sempre foi considerado vilão nas dietas de emagrecimento, seja por engordar, seja por descontrolar o controle do diabete.

Pois saibam que ninguém consegue viver sem esse açúcar simples pois o carboidrato é a principal fonte de energia do organismo. O problema não é com ele, e sim com os excessos cometidos graças a um trabalho de desinformação de muitos fanáticos por dietas.

alimento integral

Devagar com o andor, como dizem sabiamente nossos avós. Com algumas dicas é possível manter os carboidratos sem sacrificar nem a dieta, nem seu corpo.

Dicas para comer os carboidratos certos

Consuma mais alimentos integrais. Combata o preconceito contra grãos e alimentos integrais. Além de muito saborosos, eles são ricos em fibras que colaboram para o bom funcionamento do intestino, além de reduzir os níveis de colesterol, como a campeã aveia.

Não bastassem esses benefícios, alimentos integrais são fontes de carboidratos complexos que tem baixo índice glicêmico. Traduzindo: eles são absorvidos mais lentamente pelo organismo, causando maior sensação de saciedade e mantendo os níveis de açúcar sob controle.

Massa no jantar? Pode. O que não pode é exagerar, tipo comer três pizzas. Um prato de sopa de macarrão pode ser consumido sem culpa, até porque carboidratos ajudam a produzir os hormônios que causam sono.

Bom senso ao comer à noite é sempre recomendável. Como o metabolismo desacelera naturalmente quando dormimos, se cometermos exageros calóricos, evidentemente não gastaremos energia.

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Combine o útil ao agradável. Juntar no mesmo prato carboidrato e proteína combate a fome. Por exemplo, pão integral e queijo. A glicose produzida pelo carboidrato é absorvida mais lentamente e a sensação de barriga cheia é prolongada.

Use o açúcar com moderação. A Organização Mundial da Saúde recomenda: o açúcar deve fazer parte de apenas dez por cento do consumo calórico de uma pessoa. Uma dieta de 2000 calorias deve ter apenas 200 calorias provenientes do açúcar, um carboidrato simples e refinado. Açúcar não só engorda, como pode causar danos em órgãos nobres como o coração e o pâncreas.

Seis porções por dia, sim senhor! Sem carboidratos, o corpo perde o pique e o cérebro fica lento feito uma lesma. Distribua as seis porções – sim, consulte qualquer nutricionista e veja por si mesmo se não acredita em mim – durante o dia, dando destaque ao café-da-manhã. Porções contidas, por favor.

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