Emagrecer com chá-mate

O chá-mate pode ser incluído em uma dieta saudável porque nos ajuda a perder peso, entre outros benefícios.

10 de março de 2017 • Por Mariana, em Alimentos


O bom e velho chá-mate (Ilex paraguariensis), bebida que é consumida tanto gelada quanto quente, pode ser um dos principais aliados da nossa saúde e do nosso bem estar.

Pesquisas recentes apresentaram diversos benefícios do chá-mate, inclusive como coadjuvante para quem quer emagrecer. Agora acho que tenho sua atenção.

Antes de começarmos…

Por mais que seu uso esteja difundido Brasil afora, seja no chimarrão e no tereré, seja nas versões geladas, saiba que nem todo chá-mate encontrado nos mercados são puros e adequados.

Os saquinhos de chá-mate, por exemplo, misturam as folhas com outras partes da planta, como o caule e inflorescências, para disfarçar o sabor amargo. Os efeitos benéficos serão potencializados se a bebida for feita apenas com as folhas.

Os principais benefícios conhecidos do chá-mate

Bom para o coração – O chá-mate é rico em antioxidantes, principalmente polifenóis. Essas substâncias ajudam a prevenir doenças do coração, artérias e veias porque evitam a formação de coágulos de gordura nos vasos sanguíneos e previnem inflamações que podem causar AVC’s e ataques cardíacos.

Melhora a digestão – O chá-mate ativa a produção da bile e demais sucos digestivos, o que promove a melhor assimilação do que é consumido pelo sistema digestivo.

É diurético – Beber chá-mate faz com que o os rins trabalhem com maior eficiência e auxilia na eliminação de toxinas que podem prejudicar quem deseja emagrecer.

Reduz o colesterol – Estudos da Universidade Federal de Santa Catarina mostraram que beber pelo menos um litro de chá-mate diariamente, três vezes ao dia, reduz em até 13% os níveis de colesterol ruim e aumenta na mesma proporção o colesterol bom, responsável por manter os vasos sanguíneos livres de placas de gordura que podem entupi-los.

A razão para que isso aconteça tem a ver com a interação com a bile: o chá-mate possui substâncias antioxidantes que ativam os sucos biliares e reduzem a absorção do colesterol.

Ativa nossa mente – O chá-mate tem xantinas, que são a cafeína da bebida. Essas substâncias evitam o envelhecimento dos neurônios por oxidação (“ferrugem”). Mas cuidado: o excesso pode causar insônia e níveis de irritação diversos.

Ajuda a emagrecer – O chá-mate é um dos diversos alimentos termogênicos existentes, que aumentam a velocidade do metabolismo e aceleram o gasto calórico em repouso. Além desse efeito, a bebida também ajuda a queimar os depósitos de gorduras.

É claro que o chá-mate não é milagroso. Seu consumo deve estar associado a uma dieta balanceada e à inclusão de exercícios no dia a dia.

Como consumir o chá-mate?

Prefira preparar o chá com as folhas. A bebida fica mais amarga mas os efeitos benéficos são potencializados. Recomenda-se beber pelo menos um litro por dia, em pelo menos três ou mais porções por dia, de acordo com seus hábitos alimentares. Não adoce com açúcar, é claro. Evite também o uso de adoçantes.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.71
Total de Votos: 7

Emagrecer com chá-mate

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

O que você pensa disso? Vamos construir um debate!