Emagrecer com dieta sem exercícios

Existem dietas que funcionam sem a inclusão de exercícios? Descubra parte da resposta aqui.

18 de fevereiro de 2015 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Quando me perguntaram se é possível emagrecer com dieta sem exercícios, meu primeiro impulso foi responder “é claro que não”; afinal, nada é mais eficiente do que a manjada porém saudável combinação “alimentação balanceada – atividade física”.

Porém, a pergunta me fez coçar alguns neurônios, já que não me contento com respostas definitivas e categóricas sem antes dar uma fuçada. Vejam o que descobri.


Dieta sem exercícios. Mas quais exercícios?

De acordo com o dicionário, a definição que nos interessa é “atividade corporal que tem por fim manter ou aperfeiçoar a forma física”.

Ou seja, muitas pessoas não querem emagrecer com exercícios porque não querem melhorar nada além do excesso de gordura em partes cruciais de nossa anatomia. As desculpas para não se exercitar são inúmeras:

  • Muitas não pedalam porque o trânsito não respeita o ciclista.
  • Muitas não correm porque as articulações sofrem muitos danos.
  • Muitas não praticam natação porque não sabem nadar e o preço das academias com piscina está pela hora da morte.

O problema é que o corpo precisa consumir as calorias consumidas e estocadas para emagrecer. Entramos em um beco sem saída? Devagar com os tijolos porque o muro é baixinho.

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É possível emagrecer com dieta sem exercícios?

Não tanto quanto quem pratica uma atividade física regular e nem com a mesma rapidez, mas incorporando certos hábitos e mantendo-os você pode emagrecer. Amealhei preciosas dicas, todas palatáveis e seguras, sem o fantasma do “milagre” rondando. Acompanhe.

  • Aumente o consumo de fibras. A sensação de saciedade vem mais rápido e os benefícios para a saúde são tantos que alimentos ricos em fibras são considerados alimentos funcionais: melhoram o trato intestinal, eliminam toxinas e mantém o índice glicêmico.
  • Beba mais água. A ingestão contumaz de água ajuda na eliminação do sódio que retém líquidos, faz os rins filtrarem o sangue com maior eficiência, e ajuda até no emagrecimento, já que, assim como as fibras, aumenta a sensação de saciedade.
  • Coma queijo ao invés dos doces na sobremesa. Sabia que o ácido linoleico conjugado que existe nos queijos faz com que o organismo queime gordura com maior eficiência? E por falar em sobremesa…
  • Elimine o açúcar de sua dieta. E quando conjugo o verbo “eliminar” estou usando o tom radical. Quando consumimos açúcar, aumentamos a produção da insulina, que aumenta o apetite e estimula a estocagem de gorduras.
  • Fuja do sedentarismo. Não é preciso transformar-se em uma atleta; basta incluir mais caminhadas em sua rotina, por exemplo.
  • Consuma alimentos que ajudam a emagrecer, como oleaginosas (castanha, amêndoas), peixes e alimentos ricos em ômega 3, leite (o cálcio estimula a queima de gordura) e frutas secas.

Repito: emagrecer com dieta sem exercícios pode até acontecer, mas não espere que isso aconteça do dia para noite. Nunca tome nenhuma atitude visando a perda de peso sem acompanhamento médico.

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