Emagrecer com Hibisco

A flor do hibisco produz um chá comprovadamente eficaz como coadjuvante de dietas. Conheça suas propriedades e modo de preparo da infusão.

04 de julho de 2015 • Por Mariana, em Alimentos, Dicas e Dietas


Chás emagrecedores são mais antigos do que a antiguidade e são poucos os que comprovadamente cumprem o que prometem.

Emagrecer com hibisco parece ser uma daquelas chamadas de propaganda feitas em programa de variedade, mas o chá feito com hibisco é um dos poucos que tem comprovação científica dos seus efeitos sobre o excesso de peso.

Evidentemente, emagrecer com hibisco não é um ato de milagre; requer disciplina e mudanças de atitudes na dieta e nas atividades físicas.

 


Qual tipo de hibisco ajuda a emagrecer?

Antes que as pessoas saiam por aí colhendo flores de cercas vivas pensando que se trata do hibisco aqui mencionado, um alerta.

hibisco

O hibisco ao qual se refere esse texto não é o ornamental tão comum nas paisagens e cujo nome binominal é Hibiscus rosa-sinensis. O hibisco com propriedades medicinais é a espécie Hibiscus sabdariffa. Quando for procurar, atente para o nome científico sempre.


carregando…

Características e propriedades do hibisco

  • O hibisco é um arbusto que se ramifica em um caule que pode atingir até 3 metros lineares.
  • O chá de hibisco é obtido através da infusão das flores e principalmente dos botões. Se tiver que escolher entre os dois, prefira os botões, que concentram maior quantidade dos princípios ativos que nos interessam.
  • Um dos principais componentes da flor do hibisco é um flavonoide (anti-oxidante presente em diversas plantas) chamado antocianina, cujas funções anti-oxidantes eliminam de forma eficaz os radicais livres (grosseiramente falando, é o oxigênio enferrujado que estimula o envelhecimento precoce das células).
  • A antocianina do hibisco também possui ação anti-inflamatória a nível celular, o que impede o acúmulo de toxinas e demais resíduos que só fazem acumular peso desnecessário.
  • O chá de hibisco é rico em vitamina C, anti-oxidante vital para as funções coronárias, e em cálcio; é diurético e digestivo, pois as enzimas do hibisco impedem a absorção exagerada de gorduras e carboidratos pelo intestino.


Preparando o chá de hibisco

Para emagrecer com hibisco, é preciso que se saiba como preparar o chá

Em um litro de água começando a ferver, coloque o equivalente a duas colheres de sopa de botões de flor de hibisco.

Desligue o fogo e deixe a infusão descansar e apurar o sabor por pelo menos cinco minutos, não ultrapassando o limite de dez minutos.

O chá de hibisco tem sabor adocicado, lembrando muito chás de frutas vermelhas, e pode ser consumido sem o uso de adoçantes. Lembre-se que o chá de hibisco é apenas um coadjuvante; ele só será efetivo se acompanhado de dietas balanceadas e atividades físicas.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!