Emagrecer com hidroginástica

Um dos exercícios mais recomendados para quem tem sobrepeso e precisa eliminá-lo é a hidroginástica. Conheça seus benefícios e a maneira correta de fazê-lo.

22 de maio de 2015 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Fazer exercícios é uma condição inescapável para o emagrecimento efetivo, saudável e duradouro. Contudo, a prática de atividades físicas também ocasiona alguns problemas, principalmente se feitos em supervisão, como lesões musculares e nas articulações

Há também restrições a quem tem problemas motores, respiratórios ou cardíacos. A hidroginástica é uma das alternativas mais agradáveis para quem quer incluir a prática de exercícios às dietas e mudanças alimentares e tem sido a opção de muitos.

 


Hidroginástica: origem e benefícios

Não se sabe ao certo a gênese da hidroginástica como exercício, embora muitos afirmem que o criador é o célebre doutor Kenneth Cooper, o criador do conceito de exercício aeróbico através do método que leva seu nome.

hidroginastica-620x413

O fato é que os exercícios aeróbicos feitos debaixo d’água possuem inúmeros benefícios que possibilitam o emagrecimento, mas não só isso. Acompanhe.

  • A hidroginástica não possui limitação etária, podendo ser praticada literalmente dos 8 aos 80 anos.
  • Essa modalidade de exercício elimina pelo menos 90 por cento do impacto nas articulações, graças à pressão da água sobre o corpo. Para que esse percentual seja atingido, a água deve bater nos ombros.
  • A pressão exercida pela água também ajuda a aumentar a resistência muscular e respiratória.
  • A hidroginástica tonifica os músculos, principalmente quando são feitos movimentos aeróbicos repetidos.
  • Crianças e idosos que praticam a hidroginástica melhoram não só o aspecto físico, mas também o pessoal, já que a socialização e o ar divertido do exercício acalmam e relaxam.
  • Uma sessão de hidroginástica pode eliminar até 400 calorias por sessão de uma hora.


carregando…

Equipamentos usados na hidroginástica

Além das roupas de banho mais confortáveis possíveis (sungas para homens, maiôs ou biquínis para mulheres), usa-se um colete para auxiliar a flutuação, tornozeleiras e luvas para aumentar a resistência da água nos movimentos de braços e pernas, a chamada “cobrinha”, o flutuador tubular usado em exercícios para braços e abdome e halteres. Algumas piscinas também são equipadas com steps e bicicletas ergométricas.


Como emagrecer com hidroginástica

Um médico deverá fazer uma análise física criteriosa para adequar a hidroginástica às suas necessidades, mas existem dicas genéricas que podem ser seguidas:

  • Recomenda-se a prática da hidroginástica pelo menos três vezes por semana, com duração de pelo menos 50 minutos por dia.
  • A respiração precisa ser feita sem interrupções bruscas, de forma uniforme e contínua.
  • Não force demais o coração. Para que a hidroginástica elimine peso, basta que a frequência cardíaca mantenha-se em uma média de 60 por cento, e essa informação só é obtida por um médico.

Infelizmente a hidroginástica não é uma atividade física que está ao alcance de todos devido aos altos custos de manutenção da estrutura física do ambiente, mas há programas municipais de hidroginástica dirigidas principalmente à terceira idade mas extensível a quem precise clinicamente desse tipo de exercício.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!