Emagrecer com Muay Thai

O Muay Thai é a arte marcial do momento. Saiba por quê a luta é tão procurada por quem quer manter a forma

A arte marcial da vez nas academias é o Muay Thay. Criado na Tailândia como técnica de defesa contra guerras, a luta tem como objetivo fortalecer partes do corpo que possam funcionar como armas de impacto: punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés.

Esse foco em fortalecer as extremidades ajuda a fortalecer músculos, a melhorar o equilíbrio e o condicionamento físico e a queimar calorias com uma intensidade impressionante.

Antes de começar a treinar…

O Muay Thay é um estilo de luta bastante exigente; o condicionamento físico é primordial, por isso só comece a praticar o esporte após uma bateria de exames médicos; o alto impacto nas articulações pode prejudicar quem for propenso a ter problemas nas junções e o ritmo intenso pode ser desfavorável para quem possui algum problema cardiovascular. Se responsável por sua saúde.

No que consiste o Muay Thai

Como nas outras artes marciais, O Muay Thai combina ataque, defesa e contra-ataque em golpes rápidos e geralmente circulares. Á luta também é conhecida como “a ciência dos oito membros”, pois concentra-se em fortificar as partes do corpo mencionadas acima (mãos, pés, joelhos e cotovelos).

Resumindo de forma bastante rasteira (lembrando: escrevemos os textos de forma simplificada para fins de entendimento), pés e mãos são usados para ataque em golpes à distância. Joelhos e cotovelos são desferidos nos famosos “clinches” (agarramentos), enquanto braços e antebraços são partes da defesa.

Tempo ideal de treino

As aulas de Muay Thai duram entre uma hora e uma hora e meia por dia, de dois a três dias por semana, dependendo de seu condicionamento físico e do ritmo imposto pelo treinador. Além da luta em si, pratica-se corrida, sessões de abdominais e pula-se corda, entre outros exercícios à escolha.

O que vestir?

Bermuda, top de elastano, luvas, ataduras como as usadas no boxe, caneleiras e protetor de boca. O Muay Thai exige atrito e contato físico intenso, por isso não se aventure sem equipamento adequado.

Benefícios do Muay Thai

O gasto calórico por hora é alto. Iniciantes podem queimar até 750 calorias; quem treina com maior intensidade e pode se considerar um atleta de alto rendimento elimina impressionantes 1500 calorias por treino.

Todos os músculos do corpo são trabalhados, com destaque para os músculos abdominais. A definição corporal e o fortalecimento dos músculos são efeitos do Muay Thai e isso aumenta a queima de calorias em repouso, já que a musculatura continua eliminando energia mesmo após o treino.

O Muay Thai também deixa braços, coxas e glúteos mais fortes e definidos, eliminando fontes de celulite e de gordura localizada nessas partes do corpo. O condicionamento físico também tem uma melhora, já que o coração é exigido mais durante o treino, melhorando o ritmo cardiorrespiratório e aumentando o tempo entre o repouso e a sensação de cansaço.

A coordenação motora e elasticidade de quem pratica Muay Thai é notória. As articulações tornam-se mais livres e leves e os músculos deixam de parecerem pedaços de madeira cheios de nós que nos fazem sentir dor, desconforto e cãibras.

Quando a alimentação é balanceada, emagrecer com Muay Thai é fácil e esperado; além do intenso gasto calórico e da melhora do condicionamento físico, a disciplina exigida pelo treinamento também se estende aos seus hábitos rotineiros. O sedentarismo, por exemplo, raramente volta após seu corpo ficar “viciado em adrenalina” e o vigor para seguir dietas saudáveis é acentuado. O desempenho no trabalho, na escola e o bom humor também melhoram.

Pratique Muay Thai apenas com professores reconhecidos e em academias idôneas. Respeite seu condicionamento físico e consulte seu médico antes de praticar quaisquer exercícios físicos.

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