Emagrecer com Vinagre

O vinagre é um aliado para quem deseja emagrecer graças ao seu poder antioxidante e às substâncias benéficas ao metabolismo.

Pesquisas comprovaram que é possível emagrecer com vinagre se o alimento for utilizado corretamente em uma dieta equilibrada.

E por mais que muitas acreditem que haja uma dieta do vinagre, a verdade é que ele possui propriedades que ajudam o corpo a queimar gorduras e manter órgãos importantes funcionando em sintonia com o metabolismo.

Por isso, cabe aqui um alerta: não acreditem na existência de um regime para emagrecer com vinagre. Milagres em dietas não existem, e ponto final.

vinagre

O vinagre não é só tempero

Produto milenar, o vinagre nada mais é do que a fermentação do açúcar de alguns alimentos para uso medicinal e culinário. Os produtos que são mais usados para a fabricação do vinagre são:

  • Uva e vinho;
  • Cana de açúcar;
  • Álcool;
  • Milho;
  • Malte;
  • Manga;
  • Laranja;
  • Maracujá;
  • Arroz;
  • Laranja;
  • Maçã.

É possível produzir vinagre com diversos frutos, cereais e demais alimentos. O mais saudável entre os mais populares é o vinagre de maçã.

O que é que o vinagre tem?

O vinagre é o resultado da transformação do açúcar em ácido acético por meio de leveduras e bactérias, No caso específico da versão de maçã, ele mantém diversas propriedades benéficas da fruta.

O ácido acético bloqueia em partes a ação das enzimas que consomem carboidratos, inibindo a absorção de açúcar e amido pelo sangue. Essa ação promove eliminação natural de calorias e ajuda a emagrecer, já que os carboidratos seguem direto ao intestino sem serem transformados.

Outro efeito benéfico do ácido acético do vinagre é sobre os músculos. Ele melhora a eficiência de seus movimentos, prevenindo cãibras e ajudando na recuperação após treinos por ser rico em potássio.

Além disso, o vinagre também colabora para a liberação lenta da glicose, o que controla os níveis de insulina e ajuda a prevenir o diabetes.

vinagre-emagrece-012

No caso específico do vinagre de maçã, existe nele uma quantidade de substâncias antioxidantes que melhoram o sistema imunológico e diminuem os efeitos inflamatórios e alérgicos das histaminas. A pectina, fibra alimentar presente na maçã e que promove saciedade, pode ser encontrada no seu vinagre.

Como consumir o vinagre para ajudar a emagrecer?

Os estudos feitos em diversas pesquisas recomendam um consumo de 30 ml diários de vinagre por dia. Dê preferência no uso tradicional, como tempero de saladas, já que legumes e verduras potencializam os efeitos do tempero.

E lembre-se: não espere emagrecer por intervenção divina do vinagre. Inclua o alimento em uma dieta saudável e devidamente prescrita e não se esqueça de queimar as calorias excedentes com atividades físicas adequadas ao seu biotipo.

Contraindicações

Pessoas com histórico de úlceras e problemas gástricos devem restringir o uso do vinagre, já que o ácido acético pode levar à piora desses quadros.

Por esse mesmo motivo, evite ingerir sucos ácidos, cafeína, refrigerantes e condimentos. O excesso de acidez pode prejudicar o estômago.

E como tudo na vida, existe uma limitação para o consumo diário do tempero. O excesso do produto no organismo pode causar danos no fígado e no sistema digestivo por conta de sua acidez. Quem faz uso de diuréticos, laxantes e remédios para o diabetes e o coração deve evitar a superdosagem de vinagre.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.67
Total de Votos: 6

Emagrecer com Vinagre

Comente