Emagrecer com Xenical

Conheça o Xenical, remédio usado para diminuir a absorção de gordura pelo organismo.

24 de janeiro de 2014 • Por Mariana, em Medicamentos


Lançado comercialmente no Brasil em 1999, o Xenical, cujo princípio ativo chama-se orlistat, tornou-se rapidamente uma das mais desejadas vedetes do milionário mercado de fármacos destinados ao emagrecimento.

Ao contrário de seus concorrentes que agem em nível cerebral, rearranjando níveis de hormônios e sinapses, como a sibutramina e o fenproporex (e que consequentemente causam fortes efeitos colaterais, além de dependência química), o Xenical tem como base de atuação o órgão que mais é usado pelos obesos: o estômago.

Método de ação do Xenical

O Xenical, graças ao princípio ativo orlistate, age na enzima chamada lipase, responsável pela absorção e quebra da gordura no intestino delgado, inibindo sua ação e fazendo com que 30 por cento da gordura não seja consumida pelo organismo.

Essa gordura é eliminada diretamente durante a excreção fecal, e não só ela; estudos feitos tanto pelo laboratório estadunidense Roche, que patenteou o Xenical, quanto por diversas universidades dão conta que são retirados do organismo calorias e o colesterol LDL, o chamado “colesterol ruim”, responsável pela maioria dos problemas cardiovasculares.

Efeitos colaterais

Claro que tantas benesses não viriam sem efeitos colaterais. O uso de Xenical pode causar acessos de diarreia em quem insiste em manter uma dieta rica em gorduras, já que a não-absorção da gordura pela corrente sanguínea faz com que ela seja rapidamente eliminada pelo intestino grosso.

Aumenta-se a flatulência – sim, os tristemente famosos gases – e mesmo neles há dispersão de gordura. Vitaminas importantes deixam de ser metabolizadas adequadamente, pois são chamadas de lipossolúveis, ou seja, só agem no corpo se forem dissolvidas em gordura.

carregando…

São elas: as vitaminas A, D, E, K e o beta-caroteno. A eficácia do Xenical é maior em pacientes realmente obesos, com índice de massa corporal (IMC) maior do que 30.

Apesar de não necessitar de receita especial, que fica retidas em farmácia, o Xenical só deve ser prescrito por um médico após uma criteriosa análise clínica. E prepare o bolso, pois o Xenical é caro.

Atenção: Emagrecer não é consultório médico. Os textos deste blog tem por objetivo apenas a informação. Não utilize nenhum medicamento sem prescrição médica. 

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!