Emagrecer cortando carboidrato à noite

O carboidrato é importante demais na dieta para que ignoremos certas crendices sobre ele, como emagrecer não comendo esse nutriente à noite.

07 de junho de 2017 • Por Mariana, em Alimentos, Dicas e Dietas


Certos mitos da dieta surgem do nada e adquirem ares de verdade quase absoluta simplesmente porque as pessoas tendem a aceitar coisas ditas com veemência. Um dos mais recorrentes é o que proclama: “comer carboidrato à noite engorda”.

Há quem diga que a origem dessa alegoria vem das academias e seus frequentadores mais bitolados, que enxergam gordura extra até no suor. Mas a gênese não é tão importante do que a questão central do enunciado: o quão verdadeira é essa afirmação?

Função do carboidrato

Dos nutrientes elementares, o carboidrato é o que precisa estar proporcionalmente em maior quantidade nas refeições de acordo com os nutricionistas, e por um motivo muito simples: o carboidrato fornece energia para os músculos e o cérebro, promovendo o perfeito funcionamento motor e sensorial do corpo. É o combustível que mantém o organismo em movimento, por isso é considerado elemento imprescindível na alimentação humana.

 

É possível emagrecer cortando carboidrato à noite?

Não. Nenhuma dieta que restringe nutrientes é saudável. No caso do carboidrato, deixar de consumi-lo pode ser prejudicial à saúde. Acompanhe:

carregando…

  • Deixar de consumir carboidrato à noite pode causar insônia, já que o nutriente é um dos responsáveis pela produção de serotonina, neurotransmissor que interfere no humor, e melatonina, o hormônio do sono em si.
  • Não consumir carboidrato é como deixar de abastecer seu carro. Se o automóvel usar toda a reserva de combustível, ele sofrerá da chamada “pane seca” e não rodará mais. No caso do corpo humano, ele ficará fraco e incapacitado.

O que determina a engorda não é o que se come apenas à noite, mas durante todo o dia. O equilíbrio de nutrientes nas refeições mais a atividade física realizada é o que ira determinar o peso final de cada um. Ou simplificando: se conseguiu comer menos e gastar mais calorias, o organismo irá emagrecer, sem segredos ou mitos.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!