Emagrecer e tatuagem

A ligação entre emagrecimento e tatuagem aparentemente é inexistente, até que a estética entre na equação.

03 de junho de 2015 • Por Mariana, em Comportamento


Quando o assunto é emagrecimento, poucos são os assuntos que não são abordados, e a variedade de perguntas feitas pode dar a impressão de que emagrecer dá às pessoas um senso de prioridade no mínimo prosaico.

Alguns amigos meus e muitas leitoras – e, para minha felicidade, leitores, provando que emagrecer não é coisa de clube de luluzinhas – estão preocupados em emagrecer e os efeitos da perda de peso em sua… tatuagem.

Confesso que fiz minha cara “como assim, Bial?” ao ouvir e ler sobre esse tipo de dúvida, mas é a reação típica de quem não tem nem nunca pensou em fazer uma tatuagem. Passado o susto inicial, pus-me a pesquisar.


A tatuagem

Das origens ritualísticas nos povos que vivem na Oceania ao seu banimento pela Igreja Católica, de ornamento de marinheiros ingleses a “coisa de malandro”, a tatuagem tem uma história digna de tese antropológica, inclusive no que diz respeito à sua “redenção” atual, onde a tatuagem é considerada uma forma de obra de arte viva.

Hoje chega a ser “parte integrante” do rito de passagem da adolescência para a vida adulta; livre do estigma de “mancha eterna na pele” graças à técnica de remoção a laser (não que seja barata, mas ela existe),  a tatuagem tornou-se uma espécie de autoafirmação da personalidade.

carregando…

Há quem lamente a banalização da dermopigmentação (nome chique da tatuagem), mas isso seria objeto de mais um estudo de antropologia.


Como emagrecer afeta a tatuagem e o que fazer

  • Quando emagrecemos, é natural que a pele fique flácida por não ter mais a camada de gordura que a sustentava esticada.
  • Se a pele flácida em questão for portadora de uma tatuagem, a tendência é que o desenho original fique desfigurado
  • Há uma alternativa para que a tatuagem possa manter as características originais possíveis: a tonificação da pele através de exercícios ou cirurgia plástica. O sucesso da tonificação vai depender da quantidade de pele que ficou sobrando.

Se isso serve de consolo, a antiga tatuagem pode dar lugar a uma nova, refeita e repaginada para ilustrar, literalmente, sua nova condição ao emagrecer.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!