Emagrecer milagrosamente

Nenhum milagre pode fazer com que alguém emagreça milagrosamente; qualquer eliminação rápida de peso cobra uma preço muito alto, geralmente sob sua saúde.

04 de fevereiro de 2015 • Por Mariana, em Comportamento, Destaques


Por mais que centenas de revistas, sites e programas de televisão enfatizem o equilíbrio entre alimentação balanceada e atividades físicas, sempre prescritos e acompanhados por médicos e profissionais, muitas de nós apelam para produtos e métodos que prometem emagrecer milagrosamente.

A pressão exercida pela sociedade para que nós sejamos lindas, poderosas e magras pode criar alguns Frankensteins que nos cobrarão um preço alto demais. E não há nenhum exagero nesta afirmação.


Emagrecer milagrosamente: as promessas

As chamadas dietas milagrosas têm uma triste coisa em comum: são exageradamente restritivas. Você já deve ter ouvido falar de alguma delas: a dieta do limão, do tomate, do sopão, da água e demais sandices.

Quando se restringe o consumo de quaisquer nutrientes, é óbvio que haverá uma rápida perda de peso, já que o organismo não receberá o aporte calórico ao qual estava acostumado.

O grande problema de se emagrecer milagrosamente é que não se perde gordura, que é a condição essencial para que uma dieta seja eficaz. Essas dietas produzem perda de músculos e água.

carregando…

Mais: após o fim de quaisquer destas dietas, o metabolismo combalido procurará energia fazendo com que a pessoa tenha os temidos picos de fome, que levam aos exageros alimentares e ao efeito sanfona.


Como se livrar das dietas milagrosas

  • Uma dieta séria e preocupada com sua saúde é equilibrada e leva em consideração o seu metabolismo.
  • Não há restrição plena de nenhum nutriente e alimentos em um cardápio balanceado. Nem sequer a gordura é cem por cento eliminada, já que importantes vitaminas só agem quando dissolvidas em gorduras; são as chamadas vitaminas lipossolúveis.
  • Uma dieta saudável dá ênfase às frutas, aos legumes e às verduras, carnes magras, fibras e alimentos integrais e limita ou elimina o uso de sal, açúcar e gorduras trans e saturadas.
  • Ninguém consegue emagrecer milagrosamente sem efeitos colaterais graves: fadiga, insônia ou excesso de sono, doenças como anemia e avitaminoses graves.

Não brinque com sua saúde querendo emagrecer milagrosamente. Palavra de quem já foi à lona por querer ser magra.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!