Emagrecer na plataforma vibratória

Muitas conhecem as plataformas vibratórias e seus aparentes benefícios. Saiba o que há de concreto nesses aparelhos muito usados por celebridades.

09 de abril de 2015 • Por Mariana, em Comportamento, Destaques


A plataforma vibratória existe há pelo menos uma década, mas só agora, graças a uma empresa que a vende por meio de enfadonhos informeciais e da adesão maciça de celebridades do quilate de Madonna e Ivete Sangalo, este equipamento de ginástica ganhou notoriedade.

Uma das funções da plataforma vibratória é fortalecer a musculatura de forma intensa e, por tabela, modelar o corpo. Como celebridades que malham e têm personal trainers particulares não são exatamente um parâmetro seguro para meras mortais que querem perder peso, não são poucas as leitoras que querem saber se é possível emagrecer na plataforma vibratória. Nossa sorte é que há uma ampla fonte de pesquisa sobre a eficácia da plataforma vibratória. Acompanhe.

 


A plataforma vibratória

Criada na década de 1970 com o nobre objetivo de fortalecer a musculatura de astronautas, a plataforma vibratória foi introduzida ao mundo dos malhadores de academia entre as décadas de 1990 e 2000 nos Estados Unidos e Europa.

7364952_1GG

A vibração da plataforma é movida por potentes motores que fazem com que a base suba, desça, e incline-se para frente, para trás e para os lados a uma velocidade média de 40 vezes por segundo. Essa vibração acelerada faz com que o corpo precise fazer força para manter o equilíbrio.

A sensação de estar em cima da plataforma vibratória em movimento é a de a força gravitacional em torno da pessoa ter aumentado, forçando a musculatura. Por isso a plataforma possui manoplas: esse esforço em manter o equilíbrio sobre uma base que se movimenta pode fazer a pessoa cair. Após um período de adaptação, é possível movimentar o corpo fazendo flexões e agachamentos.

carregando…


Os benefícios dos exercícios na plataforma vibratória

  • Uma sessão de meia hora feita de forma correta equivale a uma hora de malhação e queima cerca de 400 calorias.
  • Há um nítido e comprovado ganho de força muscular e aumento de flexibilidade.
  • O aumento da força da gravidade (uma plataforma vibratória profissional pode aumentar a força gravitacional em até 5 vezes) também ajuda a reforçar os ossos.


E quanto a emagrecer na plataforma vibratória?

Boas notícias. Um estudo sério sobre obesidade fez um experimento com pacientes que incluíram os exercícios na plataforma vibratória em um programa de dieta para emagrecer e notaram que as atividades na máquina ajudaram a diminuir a temida gordura visceral.

Caso você não se lembre, essa gordura, que se acumula na região da barriga, é a principal responsável pela incidência de diabetes e hipertensão e não é fácil de ser eliminada.


Uso da plataforma vibratória

  • Na academia: os equipamentos são profissionais e sempre há o acompanhamento de um instrutor. As sessões não são exatamente baratas.
  • Em casa: como dito no primeiro parágrafo, é possível encontrar plataformas vibratórias caseiras à venda. Os preços não são amigáveis – entre R$ 3.000 e R$ 50.000 – e é preciso cautela ao comprar uma. Verifique a potência, a intensidade da força gravitacional, se vem com manual de instruções em Português e se tem assistência técnica de fácil acesso.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!