Quer Emagrecer? Procure um Nutricionista ou Nutrólogo!

Nutrólogo e nutricionista são dois profissionais de saúde indispensáveis para quem deseja emagrecer com saúde. Saiba o papel de cada um deles.

06 de agosto de 2015 • Por Mariana, em Destaques, Dicas e Dietas


Não adianta tentar milagres ou modas dietéticas. Quem quer emagrecer ou manter um peso corporal considerado saudável precisa procurar profissionais de saúde habilitados.

Um nutricionista e um nutrólogo são os dois especialistas que irão ajudá-la a manter o bem estar, a qualidade de vida e a saúde do organismo sem colocar você em risco no processo.

O foco de ambos é elaborar um estilo de vida que combine alimentação saudável e descoberta de deficiências e desnutrições.


Sim. Embora o objetivo dos dois sejam semelhantes e ambos necessitem de curso superior, o que os difere é a formação acadêmica, além da função de cada um.

nutrólogo-nutricionista

O nutricionista precisa ter um diploma de Nutrição, formação nível Bacharelado com duração entre 4 e 5 anos.

O nutrólogo é um profissional formado em Medicina com especialização em Nutrição. Também precisa ser bacharel com carga acadêmica de 4 a 5 anos, além de fazer pós-graduação em Nutrologia.


Atribuições do nutricionista

O nutricionista analisa através de análises laboratoriais e demais anamneses deficiências e excessos nutricionais, podendo dessa forma elaborar cardápios que promovam a reeducação alimentar através da inclusão, exclusão e monitoramento do que se come.

O metabolismo de cada indivíduo é sempre levado em consideração, por isso cada cardápio é elaborado de forma exclusiva para cada paciente, não existindo uma “fórmula mágica”, e sim uma observação atenta do metabolismo de cada um.

carregando…

Um nutricionista não pode receitar medicamentos.


O nutrólogo, graças à sua formação em Medicina, pode diagnosticar e tratar doenças relacionadas à alimentação ou à desnutrição. Ele pode prescrever remédios em conjunto com cardápios previamente elaborados (somente um médico formado pode fazer prescrição de medicamentos, segundo a lei vigente).

O profissional em nutrologia pode avaliar carências ou excessos nutricionais, determinar o que pode ser equilibra do através da alimentação e do uso de fármacos e suplementos vitamínicos. Por isso, um hospital precisa de um nutrólogo para elaborar a alimentação de pacientes que se alimentam por via endovenosa, a chamada alimentação parenteral.


Um nutricionista e um nutrólogo precisam trabalhar em conjunto?

Os dois profissionais de saúde tem atividades que se complementam. O nutrólogo, com sua formação em Medicina, pode diagnosticar o efeito da alimentação inadequada em diversas partes do organismo, como faz um clínico geral.

O nutricionista, graças ao seu conhecimento sobre nutrientes e suas funções, pode ajudar o paciente a elaborar uma dieta equilibrada, podendo inclusive encaminhá-lo a um nutrólogo, caso os problemas alimentares tenham causa comprovadamente clínica.

Quem deseja promover uma verdadeira e segura reeducação alimentar para emagrecer com segurança e saúde não pode prescindir de um nutricionista e um nutrólogo.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!