Emagrecer para quê?

De todas as perguntas feitas por quem deseja emagrecer, essa provavelmente é a mais importante a ser feita pela própria pessoa. As respostas precisam ser honestas para que se obtenha sucesso.

Parece estranha a pergunta feita acima, não? Afinal, se há uma coisa que a mídia e as pessoas em geral fazem é o culto à magreza como sinônimo de bem-estar e saúde. Esta pergunta, contudo, tem que ser feita pela pessoa mais importante no processo: você.

Isso mesmo. Você tem que se perguntar “emagrecer para quê?” antes de começar qualquer dieta da moda, antes de se acabar em uma academia, antes até de visitar um nutricionista. A resposta, ou respostas, à esta pergunta aparentemente simples podem determinar o sucesso ou o fracasso de qualquer tentativa de emagrecimento.

Emagrecer para quê? Para agradar o parceiro ou parceira? Por que seu vestido ou calça jeans lutam desesperadamente para entrar em seu corpo? Por terem embutido em você a vida inteira que “ser gordo é terrível”? Por recomendação médica? Enfim, para que emagrecer?

Os padrões de beleza e forma vigentes

Quem sofre de sobrepeso sabe que existe ainda muito preconceito contra gordos aonde quer que se vá.

A mídia não cansa de mostrar imagens de modelos esquálidas como padrão de beleza, o que acaba por criar uma legião, principalmente entre as mulheres, de pessoas com problemas de autoestima e não aceitação da própria imagem.

Entre os homens já não chega a haver tanto problema: a menos que o sujeito seja obeso a ponto de perder mobilidade, ficar impraticado de ter relações sexuais e/ou ganhar dinheiro, sua gordura excessiva será tolerada.

Essa tolerância atinge inclusive as mulheres obcecadas pelo peso ideal, peso que elas nunca conseguem atingir, pois mesmo que estejam secas feito um palito sempre pensarão que estão com uma gordurinha sobrando aqui ou ali, e com um quilo extra para eliminar.

Descubra as suas razões para emagrecer

É fato cientificamente comprovado que excesso de peso é um fator que aumenta muito o risco de morte por problemas cardíacos, por câncer, mas pior que morrer é viver mal. Se você não tem problemas de autoestima, está com a saúde em dia, e gosta de si com os quilos extra, qual a razão de tentar emagrecer?

Agora, se por outro lado você está com os indicadores em estado de alerta, e tem recomendação médica para emagrecer, não perca mais tempo: decida agora mesmo e comece a mudar seus hábitos de vida. É a única maneira garantida de emagrecer e nunca mais voltar a engordar: tendo muita força de vontade e firmeza de decisão.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.73
Total de Votos: 11

Emagrecer para quê?

Comente