Emagrecer queimando as calorias certas

Saber como queimar as calorias consumidas e acumuladas é um dos maiores segredos da nutrição, e os primeiros passos para que se descubra esse pequeno mistério podem ser dados nesse texto.

19 de maio de 2017 • Por Mariana, em Comportamento, Fitness


Para emagrecer, não basta apenas modificar hábitos alimentares e e seguir dietas da moda. Emagrecer é, antes de mais nada, o ato de queimar calorias e médicos sérios sempre aliam uma dieta balanceada à pratica de atividades físicas regulares.

Por isso emagrecer é uma meta multidisciplinar: é preciso a orientação de um nutricionista para a elaboração de cardápios balanceados, mais um endocrinologista para verificar se o problema da obesidade é hormonal e de um médico para avaliar o condicionamento físico a fim de elaborar uma rotina de atividades físicas eficiente.

 


Como definir as calorias certas a serem queimadas

Seguindo a lógica do enunciado do parágrafo acima, o ideal é seguir um passo a passo para definir e colocar em prática as ações que levarão à queima efetiva de calorias .

Alimentação –  É preciso confrontar o cardápio antigo e o sugerido pelo nutricionista de forma honesta. Há excesso de carboidratos simples e gorduras nas refeições? Qual é a realidade econômica do paciente? Quantas calorias são suficientes para a manutenção do organismo sem deixá-lo desnutrido?

Metabolismo – Exames de sangue e anamnese médica são necessários para definir o papel dos hormônios e enzimas no emagrecimento. O sistema digestório funciona a contento? A tireoide está balanceada? Como o sistema circulatório distribui os nutrientes?

Exercícios – Eis aí a parte em que o corpo queima calorias. A escolha da atividade física é crucial, já que o corpo precisa manter seu equilíbrio metabólico e gastar as calorias. Aqui vale o velho lema “é preciso fazer o que se gosta para eliminar calorias com prazer”.


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Alguns exercícios e atividades

A lista abaixo mostra o gasto calórico de algumas atividades físicas cotidianas, baseadas em uma pessoa de 70 kg fazendo-as em um período de 30 minutos.

  • Andar de patins: 196 kcal;
  • Andar de bicicleta: 126 kcal;
  • Subir escadas: 310 kcal;
  • Sexo: 280 kcal;
  • Jogar futebol: 330 kcal;
  • Dançar: 200 kcal;
  • Correr em terreno plano: 310 kcal;
  • Hidroginástica: 150 kcal;
  • Levar o cão para passear; 150 kcal;
  • Varrer: 168 kcal;
  • Passar roupa: 126 kcal.


E quanto aos exercícios propriamente ditos?

Se a pessoa é sedentária e raramente caminha para fazer quaisquer tarefas no trabalho ou em casa, deve começar de forma lenta. O ideal é ter o aporte de um treinador, mas caso isso não seja possível, inclua caminhadas leves, como a ida ao mercado próximo ou uma volta no quarteirão.

Caso tenha uma bicicleta que está acumulando pó em um canto escondido da casa ou apartamento, tire-a do ostracismo e use-a. Conheça os locais mais seguros para pedalar ao ar livre, como ciclovias longe de ruas e avenidas movimentadas ou parques. Caso tenha uma bicicleta ergométrica, promova-a para outra função além de suporte de toalhas. Mas não se esqueça de fazer um aquecimento/alongamento antes de pedalar.

Não se deixe abater com o tempo escasso. 30 minutos diários de atividades físicas já fazem uma enorme diferença, e sua qualidade de vida agradece.

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