Emagrecimento do Leandro Hassum

O exemplo bem sucedido da cirurgia bariátrica de Leandro Hassum colocou em evidência a importância da escolha do método correto, da disciplina e do acompanhamento pós-cirúrgico.

11 de junho de 2018 • Por Mariana, em Cirurgia Bariátrica, Destaques


Não há quem não se surpreenda com o emagrecimento do Leandro Hassum, mesmo depois de tanto tempo. O ator, humorista e roteirista nascido no estado do Rio de Janeiro tornou-se um exemplo da eficácia da cirurgia bariátrica feita com critério. Do homem gordo que ficou famoso graças à dupla que fazia com Marcius Melhem no teatro e em programas humorísticos da TV Globo ao ator que acumula recordes de bilheteria nos cinemas com suas comédias houve uma trajetória marcada pelo medo, pela determinação e pela disciplina.

Leandro Hassum e a opção pela cirurgia bariátrica

Em 2014, Leandro Hassum pesava 150 quilos e, segundo depoimentos dados entre o final de 2017 e junho de 2018, ele não se sentia infeliz por ser gordo. O grande problema foi metabólico; ele confessou em um programa de entrevistas que sentiu medo de morrer em decorrência das inúmeras doenças relacionadas à obesidade: diabetes, hipertensão, arteriosclerose, problemas nas articulações. Afora os possíveis problemas de saúde, a vida pessoal dele estava ficando cada dia mais difícil; ele confessou que não conseguia mais amarrar seus próprios sapatos. Mas o que realmente o motivou a perder peso mediante a cirurgia bariátrica foi o exemplo que estava dando à sua filha.

Não foi uma opção fácil, já que Leandro Hassum tinha medo dos riscos inerentes à cirurgia bariátrica, receio causado mais pelo desconhecimento dos métodos de gastroplastia do que pela mudança radical de hábitos alimentares. A ajuda de amigos que se submeteram à operação, como o ator e apresentador André Marques, além da escolha do método mais adequado ao seu caso e um acompanhamento psicológico contínuo, fizeram com que todas as dúvidas fossem sanadas e que a cirurgia fosse feita com sucesso.

A escolha do médico e equipe

Leandro Hassum conta que a escolha do profissional responsável pela cirurgia bariátrica foi cuidadosa. O ator evitou procedimentos experimentais e métodos pouco reconhecidos e optou por fazer a gastroplastia por videolaparoscopia com o doutor Cid Pitombo, médico-cirurgião que mais fez cirurgias bariátricas pelo SUS (ele foi responsável por mais de 2 mil gastroplastias até o presente momento). O doutor Pitombo comanda uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas. Mais do que simplesmente reduzir o estômago de Leandro Hassum, a equipe do doutor Cid Pitombo cuida da saúde física e psicológica do ator.

Leandro Hassum recebe acompanhamento psicológico continuado, essencial para que a pessoa operada possa conviver de maneira saudável com seu “novo eu”. Ele afirmou que o grande problema era a ansiedade que se confundia com fome. Ele emendava as principais refeições com doces, principalmente chocolates. Depois da cirurgia — evidentemente, após o período de adaptação, que consiste basicamente na ordem “dieta líquida/dieta pastosa/ dieta sólida”, nessa ordem (lembrando que simplificamos o processo para fins de entendimento) — Hassum aprendeu a se alimentar com inteligência, comendo o suficiente para nutrir seu corpo, sem quaisquer privações.

Leandro Hassum depois da cirurgia

Em conjunto com o acompanhamento psicológico e nutricional, Leandro Hassum começou a se exercitar diariamente. Ele e sua família moram atualmente em Miami, nos Estados Unidos e lá ele aderiu ao surfe e ao stand-up paddle (uma espécie de surfe com remo, que queima pelo menos 400 calorias por hora, melhora o equilíbrio e o tônus muscular), além de praticar musculação e corrida. Leandro Hassum emagreceu 65 quilos ao todo e hoje pesa 85 Kg.

Hoje, Hassum pode se dar ao luxo de comer pizzas, hambúrgueres e sua amada picanha sem comprometimento de seu bem estar. Tudo o que ele precisa fazer é adaptar essas extravagâncias ao seu cardápio diário, sem, exageros e restrições fundamentalistas.

O sucesso do emagrecimento de Leandro Hassum reforça o cuidado e o critério que se precisa ter quando se deseja submeter à cirurgia bariátrica. A gastroplastia é muito mais segura e confiável hoje em dia, além de menos invasiva quando se faz guiada por videolaparoscopia, mas ela não age sozinha. Os hábitos alimentares precisam de ajustes drásticos, a inclusão de atividades físicas é essencial e o acompanhamento psicológico será permanente. Os resultados virão natural e paulatinamente.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

Emagrecimento do Leandro Hassum

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

O que você pensa disso? Vamos construir um debate!