Emagrecimento e acupuntura

Como a acupuntura pode auxiliar no combate à obesidade? Á técnica milenar é usada para dirimir dores, mas e quanto à fome e à ansiedade?

21 de fevereiro de 2017 • Por Mariana, em Comportamento


A maioria das pessoas que querem emagrecer encontram um inimigo de certa forma inesperado: o próprio apetite.

O emagrecimento torna-se uma batalha inglória contra as necessárias dietas hipocalóricas (em conjunto com exercícios) principalmente por causa da ansiedade que leva à compulsão alimentar.

Por isso, muitos se renderam à milenar técnica da acupuntura para eliminar, ou pelo menos diminuir, a ansiedade e a fome fora de hora.

As “picadinhas” que estimulam os hormônios corretos tem sido cada vez mais usadas em um conjunto multidisciplinar de emagrecimento. Conhecer a acupuntura é desbravar parte da história da medicina.

 

A acupuntura que auxilia no emagrecimento

Dentre os métodos de acupuntura existentes, o que estimula os pontos que nos interessam no momento encontram na auriculopuntura, que consiste em estimular os pontos da orelha que ajudam a elevar os níveis de serotonina, o neurotransmissor que inibe a fome e mantém a ansiedade sob controle.

Quem deve aplicar as agulhas é o acupunturista, que geralmente é um fisioterapeuta que se especializa na técnica chinesa, o que não impede que outros médicos com outras especialidades possam ser treinados a praticar acupuntura (minha ginecologista também é acupunturista, e das boas)

Quais materiais usados na acupuntura auricular?

Agulhas específicas para o procedimento, ou esferas metálicas coladas nos pontos de acupuntura que estimulam o emagrecimento. Quando se usam agulhas os pontos são estimulados enquanto as pontas estiverem em contato com a pele; já com as esferas, o paciente precisa pressioná-las em intervalos determinados pelo acupunturista para proceder o estímulo.

carregando…

Quantas vezes por semana deve ser aplicada a terapia?

Cada caso é um caso, mas as sessões de auriculopuntura deve ter uma frequência de uma a duas vezes por semana em média.

Como a acupuntura ajuda no emagrecimento?

  • Os pontos que ativam a serotonina inibem o apetite.
  • Além do apetite,a serotonina alivia a ansiedade e o mau humor.
  • Os pontos que cuidam do estômago fazem com que ele trabalhe com maior regularidade, eliminando a sensação de vazio e o inchaço.
  • O sono, componente importante da saúde, torna-se mais tranquilo.

A acupuntura dói? Há contraindicações? Quanto peso podemos perder?

A acupuntura não dói. Se doer, não é acupuntura. Simples assim. Gestantes e lactentes não devem se submeter à acupuntura. Quanto aos quilos que podem ser eliminados, tudo dependerá do seu organismo, de sua boa vontade e disciplina. A acupuntura é um caminho que pode levar ao emagrecimento, mas quem irá trilhá-lo é você.

Por mais que a acupuntura seja reconhecida dentro da comunidade médica, ela não deve ser aplicada ao tratamento da obesidade sem a devida prescrição.

A acupuntura deve ser parte de atividades multidisciplinares no tratamento da obesidade, como dieta balanceada e inclusão de atividades físicas à rotina.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!