Emagrecimento e Jiu Jitsu

A arte marcial mais praticada pelos lutadores de MMA, o jiu jitsu, é um excelente coadjuvante em um estilo de vida saudável.

22 de março de 2015 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


A técnica de luta japonesa chamada de jiu jitsu foi desenvolvida para que o corpo de quem a pratica transforme-se em uma alavanca que fará com que seu oponente caia independentemente do tamanho.

A força desprendida durante as lutas faz com que muitos utilizem o jiu jitsu como técnica de auxílio ao emagrecimento. Quer saber se essa luta milenar é eficaz para emagrecer?


O jiu jitsu

Como toda boa arte marcial, o jiu jitsu não tem uma origem definida por uma data específica, mas sabe-se que o desenvolvimento desta técnica foi responsabilidade dos samurais, que viram no jiu jitsu uma possibilidade de tornarem-se armas vivas.

Por mais estranho que possa parecer, o termo jiu jitsu significa “arte suave”. A suavidade não advém dos sopapos, é claro, mas da comparação com técnicas de luta que usam espadas, que eram consideradas artes marciais rígidas.

As principais técnicas do jiu jitsu são:

  • Katame waza – técnica de submissão cujo principal objetivo é a total imobilização do adversário.
  • Nage waza – técnica que projeta o adversário por meio de arremesso, aplicando o princípio da alavanca.
  • Ne waza – outra técnica de submissão usada quando o oponente encontra-se no chão, muito usada no MMA.
  • Torite waza – nesta técnica as mãos são usadas para golpear e provocar luxações, torções e demais técnicas de submissão.

Porém o que você quer saber é a relação entre emagrecimento e jiu jitsu, não é mesmo?


carregando…

Jiu jitsu para emagrecer

Embora o boxe seja a primeira opção das mulheres por não necessitar obrigatoriamente de um sparring humano, o jiu jitsu também é muito procurado como técnica de defesa pessoal, principalmente variantes das técnicas nage waza e torite waza.

Uma sessão de treino com duração de uma hora em nível avançado pode queimar incríveis 1500 calorias, graças principalmente a uma característica muito bem vinda do jiu jitsu: o aumento natural da taxa metabólica.

É claro que uma iniciante elimina uma quantidade bem menor, mas ainda assim trata-se de uma respeitável média de 500 calorias, o equivalente a uma hora de pedaladas em ritmo médio. E os benefícios do jiu jitsu para emagrecimento não param por aí.

  • Os músculos do abdome e das pernas ficam definidos graças às exigentes posições do jiu jitsu.
  • Como dito no parágrafo anterior, o metabolismo é acelerado graças ao ganho potencializado de massa magra.
  • A coordenação motora melhora substancialmente.
  • Os sistemas circulatório e respiratório recebem um aporte de oxigênio vital ao metabolismo, que garantem maior vigor e fôlego.

Portanto, a relação entre emagrecimento e jiu jitsu é de causa e efeito: pratique jiu jitsu com a responsabilidade que qualquer esporte precisa ter (ou seja, após criteriosa avaliação médica) e emagreça.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!