Emagrecimento e queda de cabelo

Se seus cabelos são parte indissociável de sua estética, esse texto é para você, principalmente para quem faz qualquer coisa para emagrecer

Os cabelos de uma mulher são, sem exagero, seu maior patrimônio estético. Os atos de cortar, repicar, tingir ou simplesmente pentear e prender o cabelo são parte da identidade feminina. Por isso a íntima relação entre emagrecimento e queda de cabelo precisa ser levada MUITO a sério.

Enquanto que para os homens a calvície tem lá o seu quê de charme (Sean Connery que o diga), a possibilidade de queda de cabelo no sexo feminino pode causar depressão profunda. E acredite, esse nem é o maior problema.

 

## Por que o emagrecimento pode causar queda de cabelo?

Enquanto ficar magra é um objetivo a ser atingido por todas as mulheres por motivos que passam pela saúde e pela vaidade pura e simples, emagrecer para seu corpo significa uma única coisa: perda de nutrientes que podem causar desnutrição e possibilidade de morte.

Uma das partes do corpo que sofrem primeiro qualquer desarranjo metabólico é o couro cabeludo, graças à imensa trama arterial e venosa presente na cabeça. Veja as principais causas da queda de cabelo:

  • Ausência de nutrientes causada por jejuns prolongados.
  • Episódios febris muito intensos.
  • Anemias causadas por deficiência de ferro.
  • Escovas progressivas à base de formol.
  • Problemas na glândula tireoide.

## O cuidado com a dieta correta

Algumas mulheres buscam desesperadamente fórmulas de emagrecimento rápidas, sendo que as mais usadas são a privação alimentar pura e simples e o uso de fármacos que enganem o sistema hormonal. O primeiro método é absolutamente CONDENADO por toda comunidade médica, graças aos riscos envolvidos, como desnutrição severa e até mesmo a morte.

No segundo caso, há quem busque usar hormônios para emular o hipertiroidismo. Já falamos sobre isso, mas resumo: a glândula tireoide é responsável pela produção e controle de diversos hormônios e enzimas responsáveis pelo funcionamento do metabolismo.

Algumas malucas (desculpem, mas não achei termo melhor para ser usado) tomam doses sem controle de levotiroxina, o hormônio que controla o metabolismo da tireoide, sem imaginar o que esse “método de emagrecimento” pode causar:

  • Casos sem controle de hipertiroidismo ou hipotiroidismo.
  • Falta grave de nutrientes essenciais à sobrevivência.
  • E, claro, queda de cabelo graças à produção excessiva de levotiroxina, que enfraquece os bulbos capilares e enfraquece os fios

Emagrecer é uma meta nobre e socialmente desejável, para o bem e para o mal. Mas do que adianta ter um corpo magro e não ter mais cabelo e saúde para aproveitar a vida? Conscientize-se sobre a importância de sua saúde antes de se meter em qualquer método de emagrecimento. A queda de cabelo é só o começo dos problemas de saúde que virão inevitavelmente. Seja magra mas seja esperta. E saudável.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.44
Total de Votos: 9

Emagrecimento e queda de cabelo

Comente