Emagrecimento e queda de cabelo

Se seus cabelos são parte indissociável de sua estética, esse texto é para você, principalmente para quem faz qualquer coisa para emagrecer

17 de março de 2017 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Os cabelos de uma mulher são, sem exagero, seu maior patrimônio estético. Os atos de cortar, repicar, tingir ou simplesmente pentear e prender o cabelo são parte da identidade feminina. Por isso a íntima relação entre emagrecimento e queda de cabelo precisa ser levada MUITO a sério.

Enquanto que para os homens a calvície tem lá o seu quê de charme (Sean Connery que o diga), a possibilidade de queda de cabelo no sexo feminino pode causar depressão profunda. E acredite, esse nem é o maior problema.

 

## Por que o emagrecimento pode causar queda de cabelo?

Enquanto ficar magra é um objetivo a ser atingido por todas as mulheres por motivos que passam pela saúde e pela vaidade pura e simples, emagrecer para seu corpo significa uma única coisa: perda de nutrientes que podem causar desnutrição e possibilidade de morte.

Uma das partes do corpo que sofrem primeiro qualquer desarranjo metabólico é o couro cabeludo, graças à imensa trama arterial e venosa presente na cabeça. Veja as principais causas da queda de cabelo:

  • Ausência de nutrientes causada por jejuns prolongados.
  • Episódios febris muito intensos.
  • Anemias causadas por deficiência de ferro.
  • Escovas progressivas à base de formol.
  • Problemas na glândula tireoide.

## O cuidado com a dieta correta

Algumas mulheres buscam desesperadamente fórmulas de emagrecimento rápidas, sendo que as mais usadas são a privação alimentar pura e simples e o uso de fármacos que enganem o sistema hormonal. O primeiro método é absolutamente CONDENADO por toda comunidade médica, graças aos riscos envolvidos, como desnutrição severa e até mesmo a morte.

carregando…

No segundo caso, há quem busque usar hormônios para emular o hipertiroidismo. Já falamos sobre isso, mas resumo: a glândula tireoide é responsável pela produção e controle de diversos hormônios e enzimas responsáveis pelo funcionamento do metabolismo.

Algumas malucas (desculpem, mas não achei termo melhor para ser usado) tomam doses sem controle de levotiroxina, o hormônio que controla o metabolismo da tireoide, sem imaginar o que esse “método de emagrecimento” pode causar:

  • Casos sem controle de hipertiroidismo ou hipotiroidismo.
  • Falta grave de nutrientes essenciais à sobrevivência.
  • E, claro, queda de cabelo graças à produção excessiva de levotiroxina, que enfraquece os bulbos capilares e enfraquece os fios

Emagrecer é uma meta nobre e socialmente desejável, para o bem e para o mal. Mas do que adianta ter um corpo magro e não ter mais cabelo e saúde para aproveitar a vida? Conscientize-se sobre a importância de sua saúde antes de se meter em qualquer método de emagrecimento. A queda de cabelo é só o começo dos problemas de saúde que virão inevitavelmente. Seja magra mas seja esperta. E saudável.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!