Ervas Medicinais para Emagrecer

Saiba como usar ervas medicinais de forma consciente no auxílio à perda de peso.

Usar ervas medicinais para emagrecer só funciona quando aliado a uma dieta saudável e equilibrada e à inclusão de atividades físicas no dia a dia. Muitos temperos, chás e ervas possuem substâncias que aceleram o metabolismo, que melhoram a digestão, entre outras propriedades.

Não existem ervas medicinais milagrosas e algumas podem não ser adequadas ao seu caso por fatores como alergias e intolerâncias. Consulte sempre seu médico caso deseje incluir quaisquer teme pros e chás para emagrecer. Isso posto, vamos a uma pequena lista de produtos.

Chá verde

A infusão da planta Camellia sinensis é muito popular no Oriente e se difundiu pelo mundo graças às suas capacidades antioxidantes, que ajudam a eliminar os temidos radicais livres, que envelhecem e enferrujam as células, e que tem propriedades termogênicas (ajudam a queimar calorias de forma rápida e natural).

Canela

Um das mais cobiçadas especiarias do mundo tem ação termogênica comprovada e também auxilia na diminuição dos níveis de colesterol ruim. A canela também ajuda a controlar os níveis de insulina, o que o torna aliado no combate ao diabetes.

Erva-mate

O bom e velho chá preto (Ilex paraguariensis) é diurético, possui elementos antioxidantes em sua composição e eles ajudam a diminuir a absorção de gorduras, reduzindo por tabela os níveis de colesterol no sangue.

Pimentas

Além de sabor e picância, as pimentas também são alimentos termogênicos, graças à capsaicina, o princípio ativo da maioria das espécies de pimenta. Dependendo do grau de ardência, podem ser auxiliares na digestão, mas é preciso cuidado com a pungência de algumas espécies.

Mostarda

Nesse caso, nos referimos ao condimento preparado, mais fácil de ser encontrado do que a planta. Boas mostardas tem maior quantidade de sementes e isso dá a elas uma ação termogênica superior, igualando-se com a canela nesse quesito.

Gengibre

A raiz muito lembrada durante as festas juninas também é usada para ajudar na boa digestão, além de ser eficiente para acelerar o metabolismo e queimar calorias. In natura ou em forma de chá, o gengibre também pode ser usado como tempero culinário.

Ginseng

A raiz da Panax ginseng é largamente utilizada no Oriente e tem propriedades termogênicas comprovadas. Muito usada em chás e como tempero.

Usando as ervas medicinais

Além de saber se os produtos não vão causar nenhum malefício à sua saúde, há o seu gosto pessoal envolvido. Seja em forma de chás, seja como tempero dos seus alimentos do dia a dia, obedeça sempre o seu paladar e algumas recomendações simples.

Não adicione açúcar aos chás, principalmente se o objetivo é eliminar calorias. Cuidado com o uso de alimentos pungentes, como pimentas, gengibre e canela. Saiba quais são seus limites e se não há nenhuma contra-indicação ao seu caso.

E o mais importante: ervas medicinais não são milagrosas. Faça sua parte. Alimente-se de forma responsável e elimine o sedentarismo de sua vida.

Avalie este conteúdo!
Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 11
Ervas Medicinais para Emagrecer

Comente