Esporte para emagrecer

O esporte tem sido aplicado como solução para o sedentarismo e o bem estar de muitos que não gostam da frieza das academias.

06 de maio de 2015 • Por Mariana, em Comportamento


No final dos anos 1970, uma campanha do governo federal gritava e propagandeava um mote inspirado nos princípios de Kenneth Cooper (sim, o próprio): Mexa-se!

A tentativa de usar o esporte para emagrecer naquela época naufragou, principalmente por causa do ranço ideológico incrustado nos anos da ditadura militar.

Hoje, na era do corpo saudável, a escolha do esporte ideal para eliminar os quilos indesejados é a nova “ideologia” entre muitas de nós.


Usando o esporte para emagrecer

Você deve estar saturada de ler, ouvir e assistir sobre o quão saudável é manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios.

Ao mesmo tempo que isso de certa forma a irrita (não tente me enganar), você inveja os corpos sem gordura de atletas de alto desempenho: jogadores de futebol, corredores, nadadores.

Não há mistério nem segredo: as barrigas chapadas e músculos salientes existem porque eles usam o esporte para emagrecer. Acompanhe:

  • Um jogador de futebol treina pesado pelo menos cinco horas por dia, entre musculação, corrida e treinamento tático.
  • Nadadores de elite treinam seis dias por semana, de oito a dez horas por dia.
  • Velocistas trabalham os músculos usados nos sprints pelo menos quatro horas diárias.
  • Pilotos de fórmula 1, stock car, fórmula Indy e demais provas automobilísticas puxam firme nos treinos aeróbicos e anaeróbicos para suportar a pressão do cockpit.

Ficou cansada só de ler? Pois ao invés de sentir-se desanimada, motive-se a mexer seu corpo praticando um esporte para emagrecer, aliado à sua dieta.

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Qual o esporte para emagrecer ideal?

É o esporte que você mais gosta, praticado de forma correta. Simples assim. Não adianta praticar esporte apenas para emagrecer; a atividade esportiva precisa, antes de mais nada proporcionar prazer a quem a pratica.

E não me refiro à produção de endorfina envolvida no esporte, mas sim fazer o exercício porque você gosta. Veja o gasto calórico médio de alguns esportes e anime-se. Uso aqui uma tabela baseada em um corpo com 80 quilos exercitando-se por 60 minutos.

  • Voleibol: 240 kcal.
  • Nado estilo peito: 780 kcal.
  • Judô: 940 kcal.
  • Futebol: 640 kcal (média entre posições).
  • Ciclismo de  competição: 820 kcal.
  • Tênis: 530 kcal.
  • Basquete: 660 kcal.

 


Como praticar o esporte para emagrecer de forma correta

  • A primeira atitude é fazer um teste de esforço físico com seu médico, para que ele avalie suas condições físicas.
  • Alimente-se com bons carboidratos e proteínas antes e depois do esporte. Será preciso ter energia e repor as perdas após o treino.
  • Não descuide dos acessórios corretos. Não improvise calçados, roupas e demais itens que se utiliza em determinados esportes.
  • O alongamento pré e pós-treino é de fundamental importância. A adaptação dos músculos ao esforço e ao repouso evitam lesões.
  • Siga uma rotina de treinos. Determine os dias da semana e o tempo que será usado no esporte e siga essas regras à risca, para que isso torne-se um hábito.
  • E claro, faça tudo isso com acompanhamento médico.

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