Esportes aquáticos para emagrecer

O verão pede água, mesmo nas atividades físicas. Conheça esportes aquáticos que ajudam a emagrecer.

22 de dezembro de 2016 • Por Mariana, em Fitness


Emagrecer no verão é uma tarefa ao meso tempo desejada e inglória. O calor e a respectiva sensação de “forno” que o sol a pino nos causam durante os três meses mais quentes do ano costumam desanimar quem anseia praticar uma atividade física.

Mas nem tudo está perdido. A procura por esportes aquáticos aumenta e essas atividades são secadoras de calorias e extremamente prazerosas em dias de termômetros que ultrapassam os 30 graus. Conheça exercícios que podem ser feitos em piscinas e que emagrecem sem nos fazer entrar em uma sauna ao ar livre.

Mas antes, um aviso

Esportes aquáticos requerem algo simples, porém vital: a pessoa precisa saber nadar. Se você ainda não sabe, aprenda. Não tente entrar em uma piscina sem saber ao menos flutuar. Parece um aviso óbvio, mas é só olhar as notícias sobre afogamentos no verão para entender que não nos preocupamos à toa.

Exercícios na piscina

A atividade física mais óbvia é a natação. Um dos mais completos exercícios aeróbicos existentes, nadar movimenta todos os músculos com o mínimo de impacto (o que não significa que o nadador esteja livre de contusões; aquecimento pré e pós-treno e postura são essenciais), melhora muito o condicionamento físico e cardiovascular e queima calorias como poucos. a média de gasto calórico por hora pode chegar a 600 Kcal.

Existem academias onde se pode praticar o chamado water bike. Um equipamento semelhante a uma bicicleta de spinning sem selim é instalado debaixo d’água. Nele, o aluno pedala, pode simular remadas e mesmo movimentos de step. O gasto calórico pode chegar a impressionantes 800 Kcal por hora.

A já tradicional hidroginástica também se torna a queridinha das academias durante o verão. Amalgamando exercícios aeróbicos tradicionais, só que mergulhado em uma piscina, a atividade física é conhecida por ser de baixo impacto para as articulações, sendo muito indicado para pessoas acima de 60 anos em busca de exercícios. Há exercícios que focam o abdome, há os que priorizam membros inferiores e superiores, há os que buscam melhorar o condicionamento físico como um todo. Busque sempre o que mais lhe apetece, sempre sob supervisão profissional.

Exercícios ao ar livre

Praticar esportes aquáticos em rios, lagoas e mares requer ainda mais cautela. Mas com o devido acompanhamento é possível exercer uma atividade física divertida e que emagreça.

O surfe, por exemplo, tonifica os músculos, melhora o equilíbrio e aumenta a capacidade cardíaca e respiratória. Uma sessão de “quebra de ondas” pode eliminar 600 Kcal. Seu “irmão” windsurfe, que utiliza as mesmas ondas mas também usa o vento como propulsão, pode ajudar a eliminar até 1000 Kcal quando o praticante possui maior experiência.

A canoagem, o rafting, o stand-up paddle… enquadram-se em exercícios aeróbicos que privilegiam a remada. Braços, pernas e abdome têm os músculos incrementados, além da melhora no condicionamento físico com um todo. O stand-up paddle acrescenta melhora no equilíbrio ao conjunto da obra.

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