Exames de sangue para emagrecer

Todos os médicos pedem exames de sangue para analisar o atual estado de saúde do paciente. Saiba quais são os exames que um nutricionista pede com maior frequência.

18 de fevereiro de 2017 • Por Mariana, em Assuntos Diversos, Comportamento, Destaques


Nas consultas rotineiras com o ginecologista e o clínico geral, a anamnese precede um pré-diagnóstico, que leva ao pedido quase inevitável de exames laboratoriais de sangue. Os pedidos médicos de exames de sangue também podem ser úteis em uma visita ao nutricionista.

Como sempre é recomendado aqui no blog, deve-se consultar um nutricionista antes de iniciar qualquer dieta, que irá pedir uma batelada de exames para avaliação prévia. Como algumas destas análises laboratoriais fazem parte das rotinas clínicas e ginecológicas, saiba quais são os pedidos de exame de sangue que podem ser compartilhados.

 


Aviso importante

A lista de exames de sangue que irá se seguir serve apenas como orientação. Nunca peça exames por conta própria e sem consulta médica.

O objetivo desse texto é evitar que você faça os mesmos exames duas vezes, já que o compartilhamento deles é possível desde que sejam recentes (ou seja, tenham sido feitos um mês antes da consulta com o nutricionista)


Os principais exames de sangue


Colesterol total e frações

Afere os principais níveis de colesterol na corrente sanguínea, divididas em três frações:

  • HDL, o bom colesterol que ajuda a  proteger as artérias;
  • LDL, o colesterol ruim;
  • VLDL, o colesterol péssimo. Os dois últimos são responsáveis pelo entupimento dos vasos sanguíneos.


Triglicérides

Gorduras primas do colesterol LDL, cujo acúmulo é responsável por sérios problemas  cardíacos e vasculares.


Glicemia

É a famosa taxa de açúcar no sangue. Ela pode determinar a incidência de um quadro diabético.

carregando…


Proteína c-reativa

Proteína produzida pelo fígado. Quando há taxas muito altas, ela pode unir-se ao colesterol ruim e causar doenças cardiovasculares. já que ela causa inflamações nas paredes dos vasos sanguíneos.


Velocidade de hemossedimentação (VHS)

Assim como a proteína c-reativa, indica inflamações mas não de maneira tão específica. Quanto maior as taxas de pequenos detritos deixados pelos glóbulos vermelhos no exame, maior a chance de quadros inflamatórios generalizados.


Hormônios da tireoide

Os mais analisados são o TSH (sigla em Inglês para hormônio estimulante da tireoide) e o T4L (tiroxina 4-livre). Medem a ação da principal glândula hormonal do corpo humano. Hipotireoidismo (baixa produção de hormônios) e hipertireoidismo (produção alta ou muito alta) podem ser verificados pelo exame.


Indicadores de minerais

O papel dos minerais no metabolismo é importante e o equilíbrio de seus indicadores é essencial à saúde em geral e ao emagrecimento em particular. Analisa-se principalmente os níveis de cálcio, sódio e potássio (o exame que analisa os dois últimos chama-se ionograma).

Além dos acima indicados, alguns médicos podem pedir análises dos níveis de algumas substâncias como:

  • Progesterona.
  • Testosterona.
  • Insulina.
  • GH (o hormônio do crescimento).

Caos o nutricionista peça alguns desses exames de sangue e você os tenha feito recentemente (repetindo, no máximo um mês antes), informe-o e mostre os laudos.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!