Exercícios para emagrecer no verão

No verão, todos querem emagrecer e praticar exercícios que nos ajudem a perder peso. Quais atividades físicas são mais eficazes?

O verão clama por exercícios. Os dias longos, ensolarados e quentes são um convite para a prática de atividades físicas. Contudo, é preciso ter cuidado com diversos problemas causados tanto pela temperatura quanto por lesões decorrentes da falta de preparação.

Fazer exercícios de forma correta é, antes de mais nada, preservar sua integridade física. Emagrecer e definir músculos são consequências bem-vidas, porém mais do que simplesmente ser uma maneira de perder peso, atividades físicas devem ser incluídas na rotina de forma contínua e adaptada à sua realidade.

Quais exercícios são mais indicados para perder peso?

As atividades aeróbicas, que ativam a circulação sanguínea, a respiração e o fôlego e fortalecem os músculos cardíacos. Exercícios desse calibre queimam calorias e permitem que as atividades anaeróbicas (definidoras de músculos, como abdominais e musculação e geral) sejam mais eficazes ao aumentar a temperatura basal, que elimina calorias mesmo após o treino.

Cuidados ao praticar exercícios

O primeiro passo é consultar um médico e fazer uma avaliação física para saber quais são seus limites iniciais. Músculos e articulações devem merecer atenção.

Beba muita água. A hidratação é fundamental antes, durante e depois do exercício principalmente durante o nosso inclemente verão.

O aquecimento antes e depois do treino é fundamental. Preparar os músculos evita distensões e lesões. É preciso saber como fazer esses alongamentos de forma eficiente, focando nos músculos mais usados no treino que você escolher. Peça auxílio a um especialista ou siga instruções em sites confiáveis.

Se sua intenção é emagrecer, procure atividades aeróbicas que lhe sejam agradáveis. Ciclismo, natação, corrida e exercícios coordenados, como o spinning e o jump queimam calorias e incrementam o condicionamento físico e cardiorrespiratório.

Caso você queira apenas definir músculos específicos, alie musculação e exercícios de repetição aos exercícios aeróbicos. Cuidado ao praticá-los; ao contrário do que muitos imaginam, abdominais, supinos e demais exercícios que focam na musculação não queimam gordura.

Esses exercícios fortalecem a musculatura, desde que obedecidas as limitações musculares. Repetições feitas de forma contínua e sem critério podem causar fadiga muscular e consequentemente cãibras e lesões sérias. O importante é aglutinar exercícios aeróbicos e anaeróbicos em um conjunto equilibrado de atividades bem programadas.

A alimentação é parte importante da atividade física. Jamais faça quaisquer exercícios em jejum. Saiba quais carboidratos e fontes de proteína são adequados aos treinos que você fará. As refeições pré e pós-treino costumam ser subestimadas pelos marinheiros de primeira viagem. Peça orientação nutricional.

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