Exercícios para perder barriga

O corpo precisa estar preparado para perder barriga. Saiba como deixar o corpo pronto para eliminar a gordura abdominal.

18 de abril de 2015 • Por Mariana, em Comportamento, Destaques


O início de qualquer atividade física tem como origem a procura por exercícios para perder a barriga, a parte do corpo mais sujeita ao escrutínio das pessoas ao nosso redor.

Os exercícios abdominais são a primeira escolha, e a mais óbvia, quando se pensa em eliminar as formas arredondadas da barriga, mas os exercícios para perder barriga não se atém exclusivamente a uma região específica do nosso corpo. Calma que eu explico.

Exercício é para o corpo inteiro

Um dos maiores mitos dos exercícios, perpetuado por décadas de interpretações erradas sobre a eficácia dos exercícios baseados em partes do corpo, é que a atividade física direcionada àquela cadeia muscular ou membro irá emagrecer apenas aquela parte especificamente.

Pois iremos dividir a informação em tópicos que esclarecerão o que realmente acontece quando nos exercitamos de forma aeróbica ou anaeróbica.

  • O movimento do corpo na atividade física não irá queimar apenas as calorias dos músculos envolvidos no movimento e sim do corpo todo.
  • O que acontece aos músculos é a chamada tonificação, que é o ganho de formas definidas e vigor muscular e isso nem sempre resulta em perda de peso.
  • As partes do corpo que terão reservas de gordura mais usadas durante um exercício dependem do fator genético de cada um. Alguns afortunados queimam mais energia na área da barriga, outros não.

Não existem exercícios para perder barriga?

Sim. Todos eles. Os exercícios praticados de forma segura e contínua inevitavelmente farão que a pessoa seja capaz de perder a barriga, mas a velocidade não pode ser determinada pelo tempo dedicado nem pela intensidade dada à atividade.

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O misto de atividades aeróbicas, como o ciclismo (excelente para tonificar os membros inferiores e queimar calorias) e a natação (melhora as condições cardiorrespiratórias e proporciona movimentos sem lesionar articulações), mais musculação são receitas certas para perder barriga. Para auxiliar na rapidez desse intento, seguem algumas dicas importantes.

  • Abdominais até reduzem o contorno arredondado da barriga, mas sua principal função fisiológica é fortalecer os músculos centrais (o chamado core), melhorando a postura e o ânimo em geral. Faça séries abdominais sempre acompanhados de um profissional para que não haja nenhum tipo de lesão.
  • De acordo com treinadores, o melhor tipo de exercício para perder a barriga são os chamados exercícios isométricos, que mantém o corpo em uma posição fixa, sem movimentação, para que os músculos reforcem sua capacidade de sustentação. A prancha, tanto lateral quanto frontal, são os mais conhecidos dos adeptos da malhação. O pilates pode ser incluído entre os exercícios isométricos em determinadas séries.

Um personal trainer devidamente formado será o profissional apto a determinar quais séries e por quanto tempo elas devem ser executadas. Seja cautelosa com sua saúde.

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