Exercícios que previnem doenças

O uso terapêutico dos exercícios vai muito além do emagrecimento. Saiba alguns benefícios das atividades físicas para a saúde.

09 de janeiro de 2017 • Por Mariana, em Fitness, Motivação


O consenso sobre os benefícios do exercício físico para a saúde é unânime entre os médicos. O uso terapêutico da atividade física é estudado há décadas e hoje em dia é cada vez mais incensado graças ao sedentarismo e à epidemia de obesidade que se alastra pelo mundo.

Emagrecer é o principal objetivo de quem inclui exercícios em sua rotina diária, mas a melhora vai muito além da estética. O sedentarismo é uma das portas de entrada das doenças que mais causam óbito ou incapacidades, por isso vamos listar alguns males e como podemos prevenir e tratá-los.

Pressão alta

Exercícios aeróbicos moderados e fortes, como caminhadas, ciclismo e natação feitos com regularidade (recomenda-se pelo menos duas horas por semana, bem distribuídos) tem a capacidade de reduzir pelo menos 6 milímetros de mercúrio na pressão arterial sistólica (o fluxo do sangue do coração para as artérias; o primeiro número da aferição).

Essa redução de volume pode diminuir o risco de infartos e acidentes vasculares cerebrais em até 15 por cento. Os níveis de colesterol também se mantém em níveis seguros quando há aumento do ritmo de atividade física.

Diabetes

Quando o corpo está em movimento, ele consome mais açúcar e não deixa que ele se acumule na corrente sanguínea. Isso também ajuda a controlar os níveis de insulina, que irá agir como o programado, ou seja, ser o intermediário entre a glicose e seu uso como energia.

Mais uma vez, atividade físicas aeróbicas são a bola da vez. Treinos constantes e que queimem bastante calorias são os mais indicados. Quem for diabético precisa tomar cuidado com o ritmo dos exercícios, o horário da alimentação e dos remédios para não correr o risco de sofrer de hipoglicemia. Consulte seu médico e só treine sob supervisão.

Colesterol alto

O entupimento de veias e artérias causado pelas taxas de colesterol é culpa tanto da alimentação desregrada quanto da inatividade. Quanto mais o corpo se movimenta, menos densa a gordura presente no sangue; tornando-se menos densa, ela não consegue se acumular nas paredes do sistema circulatório.

O segredo é a intensidade dos exercícios a serem feitos. Quanto mais forte o ritmo, melhor. Mas não faça isso indiscriminadamente; ganhe fôlego aos poucos e com cuidado, de preferência com acompanhamento profissional. E sempre consulte seu médico.

Doenças dos rins

Quem sofre de diabetes e pressão alta pode vir a desenvolver problemas renais graves. Portanto, quem cuida da saúde praticando algum a atividade física também vai evitar problemas com nosso sistema de filtragem, como em um círculo virtuoso: elimina-se as fontes de hipertensão e excesso de açúcar no sangue e protege-se os rins “de lambuja”.

Além de caminhadas, pedaladas e corridas, exercícios anaeróbicos, como a musculação, também são de grande valia para prevenir doenças renais.

Mas antes de começar a se exercitar…

A prática de exercícios melhora substancialmente a qualidade de vida de todos, mas atenção: se você tiver quaisquer desses problemas de saúde acima mencionados, não deixe de ir ao médico com frequência nem abandone seu tratamento medicamentoso.

Só faça atividades físicas após uma consulta médica e obedeça seu condicionamento físico. Só pratique o que o seu corpo puder suportar e só aumente a carga e a velocidade após avaliação prévia. Seja responsável pelo seu bem estar.

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