Exercícios que mais queimam calorias

Aliar uma dieta saudável a uma atividade física que queime muitas calorias é o segredo dos atletas. Saiba o gasto calórico dos principais exercícios e escolha o que mais combina com seu perfil.

16 de abril de 2014 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Nenhuma prescrição de dieta foge da inclusão de atividades físicas, e a razão é metabolicamente simples: só emagrece quem queima mais calorias do que consome, evitando o acúmulo de gordura no tecido adiposo.

Felizmente existem diversas opções entre os esportes e exercícios existentes, o que pode facilitar a escolha de uma atividade que una o treino ao prazer de praticá-lo.

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Para ajudar a decidir o que fazer para manter o equilíbrio entre consumo e gasto calórico, listaremos os exercícios que mais queimam calorias, junto com os benefícios e as eventuais contraindicações.

Bicicleta

O meio de transporte que transformou-se em equipamento esportivo é reconhecidamente erradicador de calorias. Tanto, que as academias criaram o spinning, pedaladas em bicicletas ergométricas que propõem aumento de carga e velocidade para estimular feixes de músculos e a condição cardiorrespiratória.

  • Gasto calórico: de 500 a 850 kcal por hora.
  • Prós: estimula a circulação sanguínea e tonifica os músculos das pernas.
  • Contras: pode desgastar as articulações do joelho.

Corrida

Desde que foi mundialmente incensada pelo doutor Kenneth Cooper – que, por tabela, emprestou seu sobrenome ao nome da atividade física -, a comunidade de corredores aumenta exponencialmente, e com ela um mercado que cria vestimentas e novos métodos de treino adaptáveis a todo o tipo de condicionamento físico.

  • Gasto calórico: de 600 a 900 kcal por hora.
  • Prós: melhora a respiração e a resistência cardíaca.
  • Contras: pode causar lesões nas articulações e coluna, se feito sem tênis e ritmo adequados.

Movimentos de remada

Não é preciso morar perto de uma baía ou ter um caiaque; as academias possuem simuladores de remo que são perfeitos para quem quer movimentar a maior quantidade de músculos com o mínimo de movimentos, o que não significa que seja fácil.

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  • Gasto calórico: cerca de 600 kcal.
  • Prós: tonifica abdome, pernas e braços e mantém o coração em dia.
  • Contras: os movimentos repetitivos podem causar inflamações nos pulsos e cotovelos.

Futebol

Antes de tentar argumentar que é um esporte masculino, lembre-se de duas coisas: as jogadoras Marta e Mia Hamm e o excelente condicionamento físico proporcionado por quem pratica o esporte bretão. Basta observar o baixo percentual de gordura dos jogadores profissionais.

  • Gasto calórico: cerca de 750 kcal por hora.
  • Prós: fortalece as pernas, melhora o condicionamento e elimina a gordura visceral.
  • Contras: como em todo esporte de contato, eventuais esbarrões e lesões são inevitáveis.

Tênis

Num único esporte, combinam-se piques com explosão muscular, movimentação dos braços, coordenação motora e uso de força. Não é um esporte barato, mas a relação custo-benefício é respeitável.

  • Gasto calórico: cerca de 800 kcal por hora.
  • Prós: além dos benefícios para o sistema cardiorrespiratório, o condicionamento físico tem um acréscimo considerável
  • Contras: atenção às lesões nos punhos e articulações dos pés.

Atividades físicas costumam ser hábitos saudáveis, mas não comece nenhum deles sem fazer uma avaliação de condicionamento, além de uma análise clínica criteriosa. Procure sempre um médico antes de iniciar qualquer treino e se puder, faça-os com acompanhamento profissional pelo menos no início.

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