Falta de vitaminas

Saiba como detectar e tratar a falta de vitaminas, um mal presente em dietas mal planejadas.

Muitas de nós se preocupam com as dietas, mas não se atentam para um fator muito importante: as vitaminas nelas contidas. A falta de vitaminas, ou avitaminose (também conhecida como hipovitaminose), é um mal recorrente e que pode acarretar disfunções sérias ao organismo.

O papel das vitaminas

Presentes principalmente em frutas, legumes e verduras, mas também em grãos, sementes e tubérculos, as vitaminas são essenciais ao metabolismo e ao sistema imunológico, sendo componentes essenciais de todos os processos vitais.

As principais vitaminas são conhecidas por letras do alfabeto: A, vitaminas do complexo B, C, D, E e K. Cada um tem funções específicas para o bom funcionamento de nosso organismo e precisam ser repostas pela alimentação, em sua imensa maioria. A exceção à regra é a vitamina D, reposta quando nossa pele recebe luz solar.

O que é avitaminose

É a ausência de vitaminas no organismo causada ou pela baixa ingestão delas ou por alguma deficiência na absorção dessas substâncias no organismo.

Esse distúrbio só pode ser diagnosticado pelo médico através de exames clínicos e laboratoriais. É possível identificar alguns sintomas, mas cuidado: sem avaliação profissional, você pode confundir avitaminose com outra doença que pode até estar relacionada, mas cuja precisão diagnóstica é deficiente sem análise médica.

Principais sintomas da falta de vitaminas

Deixando os cuidados com diagnósticos precoces e imprecisos bem claro no parágrafo anterior, os indícios mais típicos de avitaminose podem ser:

  • Cansaço;
  • Sono durante o dia;
  • Pele muito seca e descamando com facilidade;
  • Problemas de crescimento e desenvolvimento em crianças.

Doenças relacionadas com a avitaminose

  • Obesidade;
  • Disfunção de hormônios, como os da tireoide e suprarrenais;
  • Cegueira noturna;
  • Anemia;
  • Raquitismo;
  • Problemas digestivos.

A lista é extensa e depende principalmente da vitamina, ou vitaminas, com maior carência no organismo.

Causas e tratamento da avitaminose

A falta de vitaminas é basicamente causada pela sua baixa ingestão, e a melhor maneira de evitar isso é aumentar a variedade e a tonalidade dos alimentos ingeridos. Não é brincadeira; a cor dos alimentos frescos também indica quais vitaminas e em que quantidade elas se apresentam em frutas, verduras e legumes.

Muitas vezes a avitaminose pode ser sanada com a simples inclusão de alimentos variados e saudáveis no cardápio diário. Um nutricionista será de grande ajuda nesse caso.

Contudo, existem pessoas que possuem problemas em absorver as vitaminas ingeridas. Os fatores são diversos, e podem incluir problemas hormonais, do sistema digestivo e até mesmo intolerâncias e alergias. Nesses casos, o acompanhamento médico e nutricional são de extrema importância, porque serão necessários suplementos vitamínicos e uma dieta específica para a inclusão ou eliminação de determinados alimentos.

Seja qual for o caso, falta de vitaminas é um problema sério e deve ser tratado por profissionais de saúde.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.58
Total de Votos: 12

Falta de vitaminas

Comente