Fenilalanina emagrece?

A fenilalanina é a mais nova promessa para perder peso. O que há de verdade e seguro em emagrecer com essa substância?

10 de outubro de 2014 • Por Mariana, em Alimentos, Dicas e Dietas


Estava ouvindo uma estação de rádio AM (muitos não fazem a menor ideia do que falo), quando um anúncio me preocupou: o locutor exaltava os poderes mágicos da fenilalanina para emagrecer, vendendo (claro) uma panaceia qualquer com a substância.

Como sei que esse tipo de informação corre a velocidades inimagináveis pela internet, relembrei antigas lições e matérias para responder uma pergunta: fenilalanina emagrece?

comidas-1-300x213


O que é fenilalanina?

A fenilalanina é um aminoácido essencial. Para quem não se lembra das aulas de Biologia, o aminoácido é a menor parte da proteína. Ela é encontrada naturalmente nos alimentos que fornecem proteína, como carnes e leguminosas.

Esse aminoácido é considerado essencial porque nosso organismo não o produz mas precisa dele para, resumidamente, ajudar na composição das células e em diversos processos metabólicos.

O ser humano deve consumir cerca de meras 2 gramas de fenilalanina por dia para suprir as necessidades desse nutriente.


Um cuidado: a fenilcetonúria

Existe um extrato raro de pessoas que não podem consumir a fenilalanina por possuírem uma doença chamada fenilcetonúria, também conhecida pela sigla em Inglês PKU (de PhenilKetonUria).

A fenilcetonúria é uma doença genética hereditária. A pessoa portadora dela não consegue digerir esse aminoácido por não ter a enzima que a quebra para que seja consumida pelo organismo.

Quando os níveis de fenilalanina não absorvidos crescem na corrente sanguínea, o aminoácido prejudica principalmente o sistema nervoso, podendo causar de retardos a demência.

carregando…

Felizmente, o obrigatório teste do pezinho detecta prematuramente a fenilcetonúria. Contudo, não só os fenilcetonúricos devem evitar o excesso de consumo da fenilalanina; qualquer pessoa deve limitar o consumo do aminoácido a no máximo 5 gramas por dia, porque acima dessa dosagem a fenilalanina é tóxica.


Mas afinal, fenilalanina emagrece?

Existem médicos que prescrevem uma combinação de componentes para ajudar a eliminação do desejo de comer doces e na inibição de absorção de gorduras. uma dessas substâncias é a fenilalanina.

A fenilalanina ajuda o metabolismo a produzir duas substâncias importantes: a tirosina e a adrenalina. A primeira participa na formação de neurotransmissores que combatem a ansiedade e a depressão. Já a adrenalina dispensa maiores apresentações.

Por isso, uma conjunção de substâncias que incluem a fenilalanina podem ajudar no processo de emagrecimento, desde que DEVIDAMENTE PRESCRITA POR UM MÉDICO.

Jamais tome qualquer coisa que prometa emagrecer sem consultar um médico antes. Disse isso antes, digo isso agora e direi sempre. Seja sempre responsável pela sua saúde.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!