Feno-grego para emagrecer

Mais uma especiaria foi alçada entre as aliadas do emagrecimento: o feno-grego. Como ele pode ser útil na dieta?

29 de maio de 2014 • Por Mariana, em Alimentos


Quando o assunto é emagrecer, basta que se diga algo sobre substâncias, hormônios ou plantas já conhecidas à luz de novas descobertas que todos ficam ouriçados para saber mais e consequentemente usar, consumir ou fazer qualquer coisa que digam ser a nova maravilha dietética.

Recebemos via redes sociais questionamentos sobre o poder do feno-grego para emagrecer. A primeira coisa que perguntamos é: o que diabos é feno-grego? Nada como um pouco de pesquisa para debelar a ignorância.

sementes-feno-grego3


Origem e propriedades do feno-grego

O feno-grego é uma planta leguminosa de origem indiana e paquistanesa. Por muito tempo seu uso foi essencialmente culinário, já que suas sementes trituradas são usadas na famosa mistura de temperos indiana, o curry.

O nome popular deriva do uso em larga escala na Grécia quando devidamente disseminada na Europa Mediterrânea. Aqui no Brasil o feno-grego também é chamado de alfarva.

O feno-grego tem sido alvo de constantes pesquisas que comprovaram os inúmeros benefícios dos princípios ativos presentes na planta. Entre os cientificamente comprovados estão:

  • Ação contra diversos tipos de câncer, principalmente o do cólon, dos ossos (osteossarcoma) e do sangue (leucemia).
  • Efeito que alivia os sintomas incômodos da menopausa graças à diosgenina, precursora do hormônio feminino progesterona.
  • Ação laxativa suave.
  • Combate às cáries por conter trigonelina, uma substância alcaloide.


carregando…

Feno-grego contra a obesidade

Mas o que mais animou a comunidade científica foram seus efeitos contra o colesterol, o diabetes e consequentemente contra o excesso de peso. Eis os principais benefícios devidamente comprovados e publicados:

  • O feno-grego ajuda a diminuir a glicose, ou taxa de açúcar, na corrente sanguínea. Pesquisas realizadas em pessoas com diabetes tipo II revelaram que os picos de presença de insulina caíram graças à eliminação sistemática do excesso de açúcar no sangue.
  • Como se não bastasse, o feno-grego também atua positivamente sobre o excesso de colesterol LDL, que causa a oxidação e o consequente entupimento das artérias. Pacientes com dislipidemia (excesso de gordura na corrente sanguínea) tiveram sensível melhora, inclusive tendo os níveis do colesterol bom, o HDL, aumentados.
  • O feno-grego também ajuda a regular o peso. E não só no emagrecimento; pessoas excessivamente magras conseguem ter um acréscimo saudável de peso. Já quem precisa emagrecer, o auxílio vem graças à rápida absorção das gorduras.


Como consumir o feno-grego para emagrecer

Embora o uso culinário esteja disseminado, já que o feno-grego é uma especiaria muito apreciada, o seu uso medicinal só pode ser avaliado e dosado por um profissional de saúde. Não caia na lábia fácil de quem promete vender “cápsulas de feno-grego” ou algo semelhante. Procure o seu médico, sempre.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!