COMO GANHAR MASSA MUSCULAR RÁPIDO?

Pra quem vive de ler e produzir conteúdo na internet, esta pergunta é muito comum, principalmente em sites sobre saúde, dietas e atividade física: o que faço para ganhar massa muscular?
Esta pergunta só encontra rival na oposta: como faço para emagrecer rápido?
Há muitas variações da primeira, até mesmo, como engordar rápido?
E outras mais específicas. Garanto que você já se perguntou ou ouviu alguém perguntar uma dessas:
Como ficar com barriga tanquinho?
Como ficar com o abdômen sarado?
Como aumento meus bíceps, tríceps, coxa, panturrilha?
O que comer antes e depois do treino?
Minha altura é tal, meu peso é tal, minha idade é tal, meu IMC está bom? (Índice de Massa Corporal)
O que fazer pra atingir o peso ideal?
O que eu tomo para eliminar a gordura das refeições?
Quantas repetições faço de tal exercício para aumentar bíceps e abdômen?
Quantas vezes tenho que fazer academia por semana?
Pode me dar uma série completa de exercícios para eu fazer em casa?
Como definir o corpo rápido?
O que é melhor, aeróbica ou musculação?
Estou tantos quilos abaixo do peso e minha idade é tal, estou fora do normal?
A dieta …(ponha uma dieta qualquer aqui)…. é boa?
Você que faz academia, pode me dar dicas do que tomar pra ganhar massa logo?
Como comprar sibutramina sem receita? (ou outro remédio emagrecedor qualquer)
Existe suplemento para definir a musculatura, sem engordar ou emagrecer?
Não consigo emagrecer, me ajudem!!!
Posso tomar tal suplemento misturado com esse outro?
E como tomar Whey Protein, carboidrato, albumina, creatina, suplemento importado,  etc, etc, etc?
E tudo isso sempre em um período curto de tempo, mantendo a saúde, dormindo bem, com disposição para estudar, trabalhar, namorar, viajar, e ……
Basicamente, o homem quer virar um super-herói em pouco tempo e a moça uma mulher-maravilha em um mês.
Sem consulta, sem avaliação, sem gastos, sem sair de casa, e sem ser visto por ninguém, ali: uma resposta pronta, em cinco minutos, em cima da mesa. Como isso seria possível com um mínimo de bom senso?
Como a resposta para qualquer dessas perguntas não é direta nem rápida, pois se trata de assuntos complexos que demandam exames e consultas com especialistas, muita gente não quer ouvir essa resposta, e parte para soluções que acha que resolverão no curto prazo: excesso de exercícios (tanto para emagrecer quanto para ganhar massa muscular), e o pior: suplementos alimentares e / ou remédios não prescritos por especialistas de nutrição ou médicos.
Assim, adianto a resposta, repetindo o que acabo de dizer: não existe maneira rápida, saudável, equilibrada e sensata de resolver essas coisas da noite pro dia. Nem com plásticas.
Se você quer fazer as coisas direito, são necessárias entrevistas com um profissional de Educação Física, para fazer a avaliação física, uma consulta ao médico, para fazer uma avaliação clínica geral de sua saúde (e exames, se necessário), e depois uma consulta com um  profissional de nutrição para estabelecer uma dieta apropriada.
E por quê?
Simples: porque cada caso é um caso. Cada pessoa é única. Não é possível você seguir as indicações que foram feitas para o seu vizinho. Tem que ser o que foi feito pra você.
E só quando esses profissionais falarem com você e fizerem sua avaliação é que você vai saber o que você pode fazer.
Se você não puder, ou não tiver acesso a esses profissionais (seja lá porque motivo for), no máximo, você vai poder usar o bom senso, e fazer coisas que não prejudiquem sua saúde.
Coisas simples que aconselhamos aqui no blog, como melhorar a alimentação, reduzindo consumo de doces em geral (açúcar branco, principalmente), de massas de farinha de trigo branca (a refinada, usada para fazer pães, biscoitos e macarrão), e utilizar produtos feitos com farinha de trigo integral; parar ou reduzir a ingesta de gorduras animais, de refrigerantes (incluindo as versões light e diet, que tem menos açúcar mas tem mais sódio), de carnes processadas em geral (ou seja, industrializadas, por causa do excesso de sódio e conservantes), e aumentar o consumo de frutas, verduras, sucos naturais, grãos integrais (arroz, principalmente), ovos e carnes magras. E praticar uma boa caminhada pelo menos três vezes por semana por no mínimo meia hora.
Fora isso, além de procurar dormir bem, e tentar repousar entre atividades mais exaustivas, consumindo mais água, se você quiser algo mais consistente em termos físicos, vai precisar da ajuda de profissionais da saúde, pra não ficar sujeito/a a remédios ilegais que só vão lhe prejudicar. Mesmo os suplementos alimentares, é bom tomar por indicação profissional, para poder ter ganhos específicos com atividades específicas.
É preciso uma garantia mínima de que sua melhora física vai ter uma boa base, e que não vai ser fruto de especulações ou recomendações de leigos. E olha que nem estou falando do seu estado mental e emocional. Estou falando como se você estivesse bem, normal, sem nenhum problema mais urgente nessas áreas.
Eu escrevo bastante sobre saúde, alimentação e um pouco sobre atividade física, mas sempre recomendando a consulta ao profissional de saúde apropriado, até porque tem muita gente que visita o blog em busca de aconselhamento para automedicação, e eu sempre tenho o cuidado de alertar para não fazer isso.
Até para os suplementos naturais que você vir anunciados no blog, que não são controlados e não precisam de receita médica para seu consumo, eu recomendo que você pergunte a um profissional de saúde antes de adquiri-los. Perguntar não ofende, e nem custa nada.

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