Como ganhar massa muscular rápido?

Pra quem vive de ler e produzir conteúdo na internet, esta pergunta é muito comum, principalmente em sites sobre saúde, dietas e atividade física: o que faço para ganhar massa muscular?

Esta pergunta só encontra rival na oposta: como faço para emagrecer rápido?

Há muitas variações da primeira, até mesmo, como engordar rápido?

E outras mais específicas. Garanto que você já se perguntou ou ouviu alguém perguntar uma dessas:

  • Como ficar com barriga tanquinho?
  • Como ficar com o abdômen sarado?
  • Como aumento meus bíceps, tríceps, coxa, panturrilha?
  • O que comer antes e depois do treino?
  • Minha altura é tal, meu peso é tal, minha idade é tal, meu IMC está bom? (Índice de Massa Corporal)
  • O que fazer pra atingir o peso ideal?
  • O que eu tomo para eliminar a gordura das refeições?
  • Quantas repetições faço de tal exercício para aumentar bíceps e abdômen?
  • Quantas vezes tenho que fazer academia por semana?
  • Pode me dar uma série completa de exercícios para eu fazer em casa?
  • Como definir o corpo rápido?
  • O que é melhor, aeróbica ou musculação?
  • Estou tantos quilos abaixo do peso e minha idade é tal, estou fora do normal?
  • A dieta …(ponha uma dieta qualquer aqui)…. é boa?
  • Você que faz academia, pode me dar dicas do que tomar pra ganhar massa logo?
  • Como comprar sibutramina sem receita (ou outro remédio emagrecedor qualquer)?
  • Existe suplemento para definir a musculatura, sem engordar ou emagrecer?
  • Não consigo emagrecer, me ajudem!!!
  • Posso tomar tal suplemento misturado com esse outro?
  • E como tomar Whey Protein, carboidrato, albumina, creatina, suplemento importado,  etc, etc, etc?

E tudo isso sempre em um período curto de tempo, mantendo a saúde, dormindo bem, com disposição para estudar, trabalhar, namorar, viajar, e…

Basicamente, o homem quer virar um super-herói em pouco tempo e a moça uma mulher maravilha em um mês.

Sem consulta, sem avaliação, sem gastos, sem sair de casa, e sem ser visto por ninguém, ali: uma resposta pronta, em cinco minutos, em cima da mesa. Como isso seria possível com um mínimo de bom senso?

Como a resposta para qualquer dessas perguntas não é direta nem rápida, pois se trata de assuntos complexos que demandam exames e consultas com especialistas, muita gente não quer ouvir essa resposta, e parte para soluções que acha que resolverão no curto prazo: excesso de exercícios (tanto para emagrecer quanto para ganhar massa muscular), e o pior: suplementos alimentares e/ou remédios não prescritos por especialistas de nutrição ou médicos.

Assim, adianto a resposta, repetindo o que acabo de dizer: não existe maneira rápida, saudável, equilibrada e sensata de resolver essas coisas da noite pro dia. Nem com plásticas.

Se você quer fazer as coisas direito, são necessárias entrevistas com um profissional de Educação Física, para fazer a avaliação física, uma consulta ao médico, para fazer uma avaliação clínica geral de sua saúde (e exames, se necessário), e depois uma consulta com um  profissional de nutrição para estabelecer uma dieta apropriada.

E por quê?

Simples: porque cada caso é um caso. Cada pessoa é única. Não é possível você seguir as indicações que foram feitas para o seu vizinho. Tem que ser o que foi feito pra você.

E só quando esses profissionais falarem com você e fizerem sua avaliação é que você vai saber o que você pode fazer.

Se você não puder, ou não tiver acesso a esses profissionais (seja lá porque motivo for), no máximo, você vai poder usar o bom senso, e fazer coisas que não prejudiquem sua saúde.

Coisas simples que aconselhamos aqui no blog, como melhorar a alimentação, reduzindo consumo de doces em geral (açúcar branco, principalmente), de massas de farinha de trigo branca (a refinada, usada para fazer pães, biscoitos e macarrão), e utilizar produtos feitos com farinha de trigo integral; parar ou reduzir a ingesta de gorduras animais, de refrigerantes (incluindo as versões light e diet, que tem menos açúcar mas tem mais sódio), de carnes processadas em geral (ou seja, industrializadas, por causa do excesso de sódio e conservantes), e aumentar o consumo de frutas, verduras, sucos naturais, grãos integrais (arroz, principalmente), ovos e carnes magras.

E praticar uma boa caminhada pelo menos três vezes por semana por no mínimo meia hora.

Fora isso, além de procurar dormir bem, e tentar repousar entre atividades mais exaustivas, consumindo mais água, se você quiser algo mais consistente em termos físicos, vai precisar da ajuda de profissionais da saúde, pra não ficar sujeito/a a remédios ilegais que só vão lhe prejudicar. Mesmo os suplementos alimentares, é bom tomar por indicação profissional, para poder ter ganhos específicos com atividades específicas.

É preciso uma garantia mínima de que sua melhora física vai ter uma boa base, e que não vai ser fruto de especulações ou recomendações de leigos. E olha que nem estou falando do seu estado mental e emocional. Estou falando como se você estivesse bem, normal, sem nenhum problema mais urgente nessas áreas.

Eu escrevo bastante sobre saúde, alimentação e um pouco sobre atividade física, mas sempre recomendando a consulta ao profissional de saúde apropriado, até porque tem muita gente que visita o blog em busca de aconselhamento para automedicação, e eu sempre tenho o cuidado de alertar para não fazer isso.

Até para os suplementos naturais que você vir anunciados no blog, que não são controlados e não precisam de receita médica para seu consumo, eu recomendo que você pergunte a um profissional de saúde antes de adquiri-los.

Perguntar não ofende, e nem custa nada.

Avalie este conteúdo!
Avaliação média: 5
Total de Votos: 6
Como ganhar massa muscular rápido?

Comente