Graviola Emagrece?

A graviola é fruto da vez entre os que querem incluir na dieta um alimento saudável. Ela pode ajudar a emagrecer?

A graviola, fruto da espécie Annona muricata, é um fruto muito consumido no Norte e Nordeste do Brasil. Graças a várias pesquisas nutricionais, uma pergunta nasceu e se espalhou pela Internet: graviola emagrece?

Antes de responder, vamos tentar investigar o que levou tanta a gente a se questionar sobre o valor da graviola na perda de peso.

Propriedades gerais da graviola

A graviola é um fruto grande, parecido com a fruta-do-conde, de casca verde e com espinhas e polpa branca. Composta de 82% de água, é uma fruta de baixo valor calórico, cerca de 60 Kcal por 100 gramas.

A graviola é uma fonte bastante interessante de proteínas, além de conter bom aporte de potássio, cálcio, magnésio, e vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6). A fruta também é rica em fibras alimentares, o que a torna um excelente alimento que ajuda a proporcionar saciedade e benefícios à flora intestinal.

A polpa também é bem nutrida de elementos antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e a proliferação dos temidos radicais livres.

Benefícios conhecidos da graviola

A graviola tem fama de ser uma fruta que “acalma o coração”, e estudos científicos comprovam isso. Ela possui propriedade vasodilatadora, ou seja, auxilia o sangue a correr sem bloqueios e em ritmo mais lento, evitando a pressão alta.

Nao só isso; a graviola também é antibacteriana e antifúngica (combate bactérias e fungos), tem leve ação analgésica e anti-inflamatória e estimula a boa digestão.

Sugestões de consumo da graviola

Além de poder ser consumida in natura (seu sabor é agridoce e muito sutil), a graviola também é consumida em sucos. Há cápsulas de óleo de graviola concentrado à venda em casas de produtos naturais e há quem tome chá de folhas da árvore, geralmente misturado com algum outro fruto ou produto.

Graças à sua acidez, o consumo da graviola deve ser evitado por pessoas com aftas e ferimentos na boca. Quem está sofrendo de caxumba não pode comer a fruta. Diabéticos precisam tomar o mesmo cuidado com as porções consumidas, apesar de ser rica em fibras que diminuem o ritmo de absorção de açúcar no sangue.

Gestantes devem evitar comer graviola, assim como pessoas hipertensas.

Mas afinal, graviola emagrece?

Se consumida com critério, juntamente com uma dieta balanceada e dentro de uma rotina de vida que inclua atividades físicas, a graviola irá ajudar muito quem pretende emagrecer com saúde.

Evidentemente, não existem milagres associados ao consumo da fruta. A graviola vai auxiliar o emagrecimento graças ao baixo valor calórico e à boa quantidade de fibras que proporcionam saciedade e promovem o controle dos níveis de colesterol e de açúcar na corrente sanguínea.

Consulte seu médico e seu nutricionista sobre a inclusão da graviola na dieta.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 10

Graviola Emagrece?

Comente