Grupos de ajuda para emagrecer

O caminho na direção do emagrecimento é árduo e trilhá-lo sozinho pode desmotivar já nos primeiros passos. Conheça alguns grupos que podem ser facilitadores na jornada.

Não é nada fácil emagrecer e manter o peso ideal. Força de vontade é sempre o primeiro passo a ser dado mas a ajuda oriunda de quem está no mesmo barco, em todos os sentidos, é bem vinda.

Graças ao instinto gregário do ser humano, muitos juntam-se em grupos de ajuda para emagrecer, onde as pessoas compartilham experiências em busca de um caminho em comum rumo à perda de peso.

Por que formar grupos de ajuda para emagrecer?

Assim como os grupos para combater as compulsões por álcool, drogas e jogos de azar, os grupos de ajuda para emagrecer nasceram da imensa dificuldade que algumas pessoas tem em mudar hábitos alimentares e manter uma nova rotina de atividades físicas.

O que geralmente acontece é que a pessoa está sozinha nesta batalha, não recebendo incentivo sequer da família. Não raro, pessoas tentam manter uma dieta mais saudável mas são obrigadas, por exemplo, a conviver com pais, irmãos, maridos e mulheres que continuam com as mesmas diretrizes alimentares.

Por isso, a busca por pessoas que tem o mesmo objetivo, que é emagrecer, e irmaná-las em uma corrente de ajuda mútua, encontrou um terreno fértil, e por muitas vezes lucrativo, nos grupos de ajuda para emagrecer.

Sejam reuniões informais em associações de bairro ou comunidades religiosas, sejam agremiações que se profissionalizaram e mantêm regras e orientações profissionais, esses grupos são, em sua imensa maioria, a chave para o sucesso de diversas histórias de emagrecimento.

Principais grupos de ajuda para emagrecer

  • Vigilantes do Peso – grupo formado originalmente nos Estados Unidos por donas de casa estadunidenses que pregam três pilares básicos para perder peso: reeducação alimentar, mudanças comportamentais e atividades físicas. Hoje presente em diversos países, os Vigilantes do Peso contam com o auxílio de nutricionistas e endocrinologistas para desenvolver os seus famosos programas de reeducação alimentar.
  • Peso Ideal – grupo de ajuda em forma de curso de nutrição e reeducação alimentar baseado em um forte apoio psicológico. Baseada em São Paulo, a Peso Ideal tem como meta estabelecer dietas com alimentos do dia a dia, sabendo qual o real valor do que se come, sem sacrifícios.
  • Amigos do Peso – outra instituição brasileira cujo mote de reeducação alimentar é centrada no controle das ansiedades que levam ao consumo sem controle da comida. A sede dos Amigos do Peso fica no interior de São Paulo e se ramifica por todo o Brasil.
  • Comedores Compulsivos Anônimos – assim como a fonte inspiradora de dez entre dez grupos de ajuda, o Alcoólicos Anônimos, o Comedores Compulsivos Anônimos (CCA), é a versão brasileira do grupo de ajuda para emagrecer estadunidense Overeraters Annonymus que usa a doutrina dos Doze Passos para lutar contra a compulsão por comida. O objetivo do CCA é buscar inspiração na troca de experiências e histórias de vida de pessoas que querem acabar com os motivos emocionais que levam aos excessos alimentares.

Nem todos esses grupos de ajuda para emagrecer são gratuitos, informe-se bem. Mais uma coisa: grupos de ajuda são complementares ao tratamento da obesidade, nunca substitutos dos tratamentos médicos.

Avalie este conteúdo!
Avaliação média: 4.9
Total de Votos: 16
Grupos de ajuda para emagrecer

Comente