Hemoterapia Emagrece?

Afinal, o que existe de verdade sobre a hemoterapia? Ela emagrece e faz o bem que todos tem apregoado?

A hemoterapia é um tipo de tratamento que utiliza o sangue e seus derivados, como plaquetas e plasmas, para cura de algumas doenças.

A transfusão de sangue é considerada hemoterapia. Contudo, tenho recebido através de minhas redes sociais uma pergunta intrigante: esse tratamento emagrece?

Como surgiu a ideia de hemoterapia para emagrecer?

Tudo começou com a difusão e popularização de um método terapêutico chamado de auto-hemoterapia. Esse tratamento consiste em retirar o sangue que corre nas veias e aplicá-lo em um músculo.

hemoterapia

Tanto a retirada do sangue quanto sua aplicação são feitas de forma imediata. Quando o sangue entra em contato com o músculo (geralmente o do antebraço ou um dos glúteos), o sistema de defesa do organismo entra em ação.

Nesse tipo de terapia, o sangue é considerado um corpo estranho ao músculo e isso ativa anticorpos que livram o organismo de infecções que possam ser causadas. Em termos leigos, é quase um antibactericida.

Graças ao boca a boca e à adesão de algumas pessoas influentes na Internet, a hemoterapia virou uma espécie de panaceia que cura vários males. E claro que o emagrecimento entrou na roda.

O que existe de concreto sobre a auto-hemoterapia?

O Conselho Federal de Medicina (CFM), o Conselho Federal de Enfermagem (CFE) e a Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia foram unânimes em condenar a prática da auto-hemoterapia.

Segundo comunicados e cartas-abertas dessas três instituições, não há evidências científicas nem pesquisas suficientes que comprovem sequer a eficácia da terapia sequer como anti-inflamatória e antibacteriana.

A auto-hemoterapia sequer é reconhecida como prática terapêutica, e se houver algum profissional ligado à quaisquer dos conselhos acima, ele pode ser processado e preso.

Aparentemente, quem usa a hemoterapia para emagrecer está se valendo da boa fé de incautos. Pessoas que prometem perda de peso usando a terapia querem apenas lucrar com outro “milagre”. Consulte médicos, nutricionistas e endocrinologistas de confiança antes de acreditar em qualquer panaceia envolvendo hemoterapia para emagrecer.

Avalie este conteúdo!
Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 15
Hemoterapia Emagrece?

Comente