Hibisco emagrece?

Alguns chás podem, sim, ajudar a emagrecer, desde que devidamente inseridos em um contexto maior. Conheça um pouco mais sobre o hibisco, flor que produz um chá muito usado em dietas.

01 de janeiro de 2015 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


Quantas vezes você já ouviu sobre os poderes milagrosos de um chá qualquer para emagrecer? Tenho recebido diversos e-mails sobre o chá feito de uma flor chamada hibisco, presente em editoriais de inúmeras revistas e sites, e a pergunta não poderia ser outra: chá de hibisco emagrece?

Minhas ressalvas contra os chás supostamente emagrecedores vêm de uma época em que qualquer pilantra fazia propaganda na tevê prometendo “milagres”, mas hoje tenho meus médicos, a ANVISA e o Google para me esclarecer. Pois vejamos o que existe de concreto sobre o chá de hibisco.


O que é o hibisco?

O hibisco em questão é um arbusto que produz flores amareladas, usadas tanto como planta ornamental quanto medicinal. Ela tem origem asiática e africana. Mas atenção: não confundir o hibisco ornamental encontrado em ruas e avenidas, e cujo nome científico é Hibiscus rosa-sinensis, com o hibisco medicinal, cujo nome científico é Hibiscus sabdariffa. Ela também é conhecida como vinagreira ou quiabo-roxo.


Afinal, hibisco emagrece?

Antes de responder à pergunta, que tal falar sobre as propriedades comprovadas do chá de hibisco?

carregando…

  • O chá de hibisco é antioxidante, por isso ajuda a eliminar os radicais livres, e anti-inflamatório.
  • O chá de hibisco é altamente digestivo, impedindo a absorção da gordura e de carboidratos simples, e diurético, pois ajuda no funcionamento dos rins.
  • A flor do hibisco é rica em vitamina C, que além de ser antioxidante é um importante coadjuvante na boa circulação sanguínea, e em cálcio, importante mineral que ajuda tanto no fortalecimento dos ossos quanto no emagrecimento.

Sim, o chá de hibisco emagrece, desde que aliado aos bons e velhos preceitos do emagrecimento saudável: alimentação balanceada e atividades físicas.

Duas coisas para finalizar: consulte seu médico antes de tomar chá de hibisco, e se não houver nenhuma contraindicação, consuma o chá do Hibiscus sabdariffa.! Não confunda com o outro.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!