A importância da vitamina D na dieta

A ligação entre a vitamina D e a obesidade é cientificamente comprovada. Saiba como obter esse importante nutriente e conheça um pouco mais o papel da vitamina no organismo.

06 de setembro de 2014 • Por Mariana, em Alimentos, Dicas e Dietas


Uma pesquisa feita em escolas públicas de Curitiba  em 2013 mostrou que 4 entre 5 meninas sofrem de falta de vitamina D. Antes de se perguntar o porquê disso acontecer, conheça um pouco mais sobre esse importante nutriente.

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A vitamina D

Ela faz parte das vitaminas lipossolúveis, que são dissolvidas apenas em gordura, por isso o balanço perfeito entre a presença da vitamina e as taxas de lipídios é importante. A principal função da vitamina D é equilíbrio da presença e absorção do cálcio no organismo.

O cálcio é fundamental na formação dos ossos e dentes, além de ajudar na absorção de alimentos e seus nutrientes no sistema digestivo.

Outra importante função da vitamina D é no auxílio na produção de insulina. Quando há falta desse nutriente na corrente sanguínea, o pâncreas sobrecarrega-se e produz muito mais insulina do que o normal, prejudicando a absorção de açúcar e aumentando a fome.

Como obter vitamina D

Existem alimentos que fornecem vitamina D, como leite, ovos e peixes, mas a fonte mais abundante do nutriente vem do sol. 90% da vitamina D que necessitamos pode ser produzida pelo nosso próprio organismo, bastando que fiquemos cerca de 15 minutos sob o sol, de preferência na parte da manhã.

Agora podemos voltar à notícia que deu origem a essa postagem. Segundo a pesquisa que comprovou a deficiência de vitamina D em 80% das meninas analisadas, descobriu-se que elas não tem o hábito de sair de casa para tomar sol.

Parte desse costume deve-se às novas formas de diversão à disposição dessa geração. Videogames, computadores, tablets e smartphones que são manuseados na maioria das vezes no conforto do lar, à sombra.

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Há quem ache que o sol é um vilão, causador de câncer de pele em qualquer circunstância. São questões de cunho cultural e dermatológico que fogem ao escopo desse blog.

Considerações finais

A vitamina D é de vital importância ao metabolismo, e talvez por isso sua obtenção seja tão fácil. Tomar banhos de sol em períodos em que a radiação ultravioleta está baixa (segundo os médicos, entre 7 e 9 horas no período da manhã e 16 e 17 horas à tarde) pode ser feito sem nenhum esforço.

O papel da vitamina D na dieta não pode ser desprezado, graças ao seu papel na produção de insulina e na absorção do cálcio. É preciso cuidado com o excesso da vitamina em nosso organismo, pois isso faz com que os níveis de cálcio na corrente sanguínea aumentem, e isso é o principal causador das temidas pedras nos rins.

Tome muito cuidado com suplementos alimentares que dizem reforçar a absorção de vitamina D. E não se esqueça que esse nutriente só se dissolve em gordura, por isso não deixe de consumir lipídios, apenas diminua as porções.

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