Introdução à perda de peso

O início de qualquer intenção à perda de peso mora no cuidado com a saúde, e esse cuidado reside em atitudes que proporcionem saúde e bem estar.

19 de julho de 2014 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Antes de iniciar qualquer dieta, é necessária uma anamnese médica à guisa de introdução à perda de peso. Por mais que isso pareça conversa fiada, fazer o corpo eliminar peso não é uma equação onde bastam porções minúsculas e a transformação de pessoa sedentária em triatleta. O corpo irá lutar contra as tentativas intempestivas de emagrecimento por considerá-las uma ameaça à vida. Apenas uma análise médica multidisciplinar poderá nortear o caminho seguro ao peso ideal.

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Primeiro passo: exames de sangue

Geralmente tudo começa com exames laboratoriais feitos a partir de amostras de sangue de rotina para aferição bioquímica e hormonal. Os mais pedidos geralmente são:

  • Hemograma.
  • Taxa glicêmica, o famoso nível de açúcar no sangue.
  • Lipidograma, ou níveis de colesterol e triglicerídeos.
  • Hormônios sexuais e da tireoide.
  • Taxas de vitaminas e sais minerais.

As informações colhidas e interpretadas pelo médico serão o primeiro passo para determinar como seu metabolismo se comporta diante do consumo e gasto calóricos.


Segundo passo: o que comemos

A análise de saúde passa inevitavelmente pelos seus hábitos alimentares. Saber de maneira honesta o que se come, quanto se come e quanto o corpo consome dará subsídios para que se formule uma primeira ideia do que manter, o que cortar e o que incluir no cardápio e no estilo de vida. Juntamente a esse escrutínio, descobre-se quantas calorias bastam para manter seu corpo e qual o gasto calórico necessário para manter o equilíbrio metabólico.


Terceiro passo: metas, números e prescrições

A média de consumo em calorias diárias ideal para uma mulher sedentária é de 2200 calorias, que pode sofrer um acréscimo pequeno (100 ou 150 calorias) se essa pessoa começar uma rotina de atividades físicas que gastem pelo menos 500 calorias por sessão.

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O segredo primordial da perda de peso é consumir apenas as calorias necessárias e manter o gasto de calorias num nível que não permita o acúmulo de gordura sob a pele e em órgãos internos nobres, especialmente no fígado.


Quarto passo: inclusão de exercícios

Esse equilíbrio calórico precisa ser criteriosamente dimensionado pois o corpo não pode se sentir ameaçado. É preciso que o organismo acostume-se a queimar calorias sem imaginar que está perdendo a integridade física e apenas seu médico poderá fazer essa análise.

O ideal é que se faça testes de resistência física, muscular e aeróbica para determinar qual atividade física será mais adequada ao biotipo da pessoa. O condicionamento ao movimento deve alcançar o equilíbrio entre esforço que queima calorias e prazer que propicie a continuação das atividades.

Dietas restritivas e exercícios para hipertrofia podem parecer soluções milagrosas mas possuem riscos não calculados e não podem ser feitos por todos ou por muito tempo. Emagrecer com saúde requer paciência e perseverança.

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