Jump Emagrece!

Muito procurado graças à grande queima calórica, o jump é o novo queridinho das academias.

01 de dezembro de 2016 • Por Mariana, em Comportamento, Fitness, Motivação


As aulas de jump, ou jump fit, ou power jump têm sido alvo de uma procura imensa em academias por conta de seu lado lúdico aliado á queima considerável de calorias e à melhora do condicionamento físico.

Quem não se sente à vontade em frequentar academias pode praticar o jump em casa, comprando o pequeno trampolim utilizado no exercício. Seja qual for o local escolhido, saiba que o jump emagrece, sim, se praticado a contento.

Jump: brincar de pula-pula a sério

O jump é um treinamento aeróbico, como a corrida e o ciclismo. Atividades aeróbicas melhoram naturalmente o condicionamento físico e as atividades do coração e da circulação sanguínea.

Praticar o jump incrementa o bem estar e o ânimo para realizar tarefas cotidianas sem se sentir cansada. Mas antes de realizar qualquer atividade física aeróbica, consulte seu médico e verifique seu estado de saúde.

Fundamentos do jump

O mini-trampolim é a base do exercício. Nele, a pessoa irá praticar pequenos e potentes saltos e simular corridas com diversos nives de intensidade. O elástico do trampolim evita o choque direto das articulações dos joelhos e calcanhares com o piso, diminuindo muito a possibilidade de lesões.

No jump, atividades como o polichinelo, simulação de corridas e elevações tornam-se divertidas e prazerosas, já que o pequeno trampolim agiliza e dá ares de brincadeira à atividade física.

Procure sempre o mínimo de orientação para começar a praticar o jump em casa, caso esse seja o seu caso. Na academia, os profissionais irão determinar séries adequadas ao seu condicionamento físico.

Benefícios do jump

Meia hora de exercícios na plataforma elástica pode queimar até 400 calorias e proporciona diversas benesses à saúde:

  • Como em qualquer atividade física aeróbica, o jump aumenta os níveis de serotonina, o hormônio do bem estar, no sangue.
  • Ajuda a reduzir os níveis de colesterol, triglicérides e de açúcar na corrente sanguínea.
  • Aumenta a concentração de massa magra (músculos), o que potencializa a queima de calorias mesmo em repouso (a chamada taxa metabólica basal).
  • Previne problemas ósseos e musculares.
  • Aumenta a capacidade cardiorrespiratória, eliminando vetores de hipertensão e demais problemas do coração e corrente sanguínea.
  • Melhora o equilíbrio corporal.

Considerações finais

Praticar o jump em casa ou em uma academia, em aulas monitoradas, emagrece, tonifica o corpo e proporciona bem estar e incremento positivo à saúde.

Contudo, é preciso saber quais são seus limites; por isso, uma consulta médica para avaliação clínica é fundamental. Use roupas confortáveis e adequadas ao impacto que os saltos exigem. Nos pés, use sempre tênis de corrida confortáveis e com amortecimento.

Não se esqueça de beber água em intervalos regulares e de fazer uma dieta equilibrada e saudável.

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