KCL para emagrecer

O uso de KCL (cloreto de potássio) tem sido difundido como coadjuvante para emagrecer. Saiba o que há de verdade e saudável no consumo desse mineral.

15 de agosto de 2015 • Por Mariana, em Dicas e Dietas, Medicamentos


O cloreto de potássio (KCL) é uma substância essencial para o metabolismo do ser humano, principalmente para o funcionamento do sistema circulatório.

Por isso, há uma ligação bastante íntima entre os níveis de KCL e a capacidade do metabolismo em emagrecer. Não há milagres nem promessas vazias, apenas a boa e velha ciência.


Como o cloreto de potássio (KCL) atua no organismo

O potássio é uma substância chamada de eletrólito. Um eletrólito é um composto químico ativado por cargas positivas e negativas. No caso do KCL, a carga é positiva.

dieta-2000-calorias--_mini

Esses eletrólitos atuam no equilíbrio do líquido corporal das células, agindo quando uma de suas partes (interna ou externa) fica com maior ou menor concentração de água e demais fluidos.

Esse processo é de vital importância para que o coração, o cérebro e os músculos, entre outros órgãos nobres, consigam desempenhar suas funções sem prejuízo de sua eficácia.

Quem sofre de hipocalemia (baixa concentração de potássio no organismo) pode vir a ter problemas sérios de circulação sanguínea, como hipertensão, além de problemas musculares e nervosos.

(Nunca é demais repetir: esse resumo é uma simplificação para maior compreensão.)


carregando…

Como o KCL pode ajudar a emagrecer

O grande segredo do cloreto de potássio é sua correta proporção no organismo. Sabe-se que as células adiposas (gordura) tem menos água do que as demais, e por isso uma dieta onde pode ser incluído o potássio é altamente recomendada para quem precisa manter o chamado equilíbrio hidreletrolítico.

Consumir alimentos ricos em potássio é de extrema importância para que esse equilíbrio dos líquidos e dos eletrólitos se mantenha em níveis saudáveis. Veja alguns exemplos:

  • Banana;
  • Melancia;
  • Laranja e seu suco;
  • Uva passa;
  • Espinafre;
  • Abobrinha;
  • Batatas assadas;
  • Feijão;
  • Iogurte.

Manter os níveis de potássio é importante, mas manter uma rotina de atividades físicas para que não haja acúmulo de líquidos e para que exista queima calórica satisfatória também precisa ser parte da rotina de quem quer emagrecer com KCL.


Como tomar KCL em comprimidos ou via intravenosa

Os suplementos de cloreto de potássio só devem ser tomados mediante prescrição e supervisão médica. O KCL em forma de remédios clássicos só devem ser administrados em casos de hipocalemia grave ou quaisquer distúrbios metabólicos devidamente diagnosticados.

Nunca tome o KCL por conta própria. Tão grave quanto a falta de potássio e o excesso do mineral no organismo. Seja responsável pela sua saúde e bem estar.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!