L-carnitina emagrece?

Você já ouviu falar da L-carnitina e de seu papel no emagrecimento?

01 de maio de 2017 • Por Mariana, em Alimentos, Dicas e Dietas, Medicamentos


Abrindo a caixa de mensagens, nos deparamos com uma pergunta que a princípio parecia ser críptica: L-carnitina emagrece?

O que parecia ser mais uma busca por milagres para emagrecer mostrou-se um interessante tópico para esclarecimentos, já que a L-carnitina é bem mais conhecida do que pode parecer a princípio.

O que é?

A L-carnitina, ou carnitina, ou levocarnitina, nada mais é do que a boa e velha vitamina B11. Assim como a vitamina D, ela é produzida pelo organismo, embora em quantidades pequenas. Daí a necessidade de obtê-la através da alimentação.

Quais as funções da L-carnitina?

Auxilia a transportar para o núcleo das células, mais especificamente para a mitocôndria (lembre-se das aulas de Ciências e de Biologia!), gordura para transformá-la em energia.

Essa energia é despendida pelo músculos durante atividades físicas rotineiras, como caminhar e mover o braços. A L-carnitina potencializa o gasto energético principalmente durante exercícios, ajudando a queimar mais gordura.

Onde encontrar a L-carnitina?

Fontes naturais de carnitina são as carnes vermelhas e laticínios. Veganos podem consumi-la através de suplementos alimentares, já que as fontes vegetais (abacate e soja principalmente) não fornecem a vitamina nas quantidades necessárias.

Mas a L-carnitina emagrece?

A levocarnitina pode ajudar a emagrecer, sim. Quando uma pessoa se alimenta de forma equilibrada e pratica exercícios físicos regularmente, nosso próprio metabolismo transporta a gordura para o interior das células com a ajuda do aporte de vitamina B11 que consumimos.

Caso uma pessoa queira consumir suplementos de L-carnitina, o ideal é fazer isso com recomendação médica. A quantidade de vitamina B11 a ser consumida irá depender do estilo de vida de cada um, incluindo aí o nível de sedentarismo ou de exercícios praticados.

Como sempre, não existem milagres relacionados à L-carnitina. Ela pode ser uma eficaz aliada para quem deseja emagrecer com saúde, mas a sua parte precisa ser feita: alimente-se de forma saudável e elimine o sedentarismo e o estresse de sua vida.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.63
Total de Votos: 8

L-carnitina emagrece?

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

O que você pensa disso? Vamos construir um debate!