Lipoaspiração emagrece?

A lipoaspiração é uma cirurgia que retira gordura localizada e por isso confundida com método de emagrecimento.

30 de novembro de 2016 • Por Mariana, em Comportamento, Destaques


A lipoaspiração ou lipoescultura é um procedimento cirúrgico usado para modelar o corpo através da remoção de depósitos de gordura localizada. Graças a isso, há muitas pessoas que perguntam se a lipoaspiração emagrece ou pode ser usada como método para perder peso.

Mas antes, um alerta

O texto a seguir tem como único objetivo a informação básica, e por isso usaremos termos simplificados para facilitar o entendimento. Cirurgias são um assunto sério e devem ser discutidos com um médico, SEMPRE.

Conceito básico de lipoaspiração

Na lipoaspiração, retira-se a gordura localizada através de sucção por pequenos canos (cânulas). O objetivo é modelar partes do corpo que podem estar desproporcionais esteticamente falando graças às camadas adiposas.

Geralmente, as principais candidatas à lipoaspiração são quem se submete à cirurgia bariátrica e quer eliminar as gorduras localizadas; contudo, mulheres saudáveis com episódios semelhantes graças à genética ou à falta de controle de peso por motivos diversos também podem, após avaliação prévia, fazer o procedimento cirúrgico.

Partes do corpo mais sujeitas à lipoaspiração

A princípio, qualquer parte do corpo pode passar por lipoaspiração, desde que haja gordura localizada. Como a intervenção é por motivos estéticos, os locais mais sujeitos à ela são: abdômen, coxas, braços, nádegas, região lateral das mamas e a papada.

Quem faz a lipoaspiração

Esse procedimento cirúrgico só pode ser feito por um cirurgião plástico e uma equipe hospitalar completa em uma sala de cirurgia apropriada. Não se iluda com quem diz que a lipoaspiração é um procedimento simples. É uma intervenção cirúrgica e como tal, requer cuidados inerentes à quaisquer procedimentos semelhantes.

Pré-operatório e exames

O paciente precisará ficar em jejum de pelo menos oito horas antes da lipoaspiração. Antes, a pessoa deverá realizar uma bateria de exames de sangue, do coração e radiológicos de praxe, determinados pelo cirurgião.

A cirurgia em si

O tempo de duração da lipoaspiração vai depender das áreas a serem aspiradas, mas recomenda-se que o procedimento seja feito no maior número de locais possíveis em até quatro horas, no máximo. Esse tempo não é mandatório; quem decidirá esse prazo é o cirurgião.

Pós-operatório

A necessidade de internação dependerá do tamanho das áreas a serem aspiradas e será determinada pelo cirurgião, mas a recuperação costuma ser rápida, não ultrapassando 24 horas.

Em uma semana a paciente pode voltar a trabalhar, desde que sem muitos esforços físicos. O uso de analgésicos e antibióticos pode ser receitado caso haja necessidade. Para que o resultado da lipoaspiração seja o melhor possível, o uso de cinta modeladora é essencial.

A paciente pode voltar às suas atividades cotidianas, inclusive físicas, em até 30 dias após a cirurgia.

A lipoaspiração emagrece?

NÃO. O procedimento serve apenas para remoção de gordura localizada. Retira-se, no máximo, 5% do peso em um procedimento de grande monta. A LIPOASPIRAÇÃO NÃO É MÉTODO DE EMAGRECIMENTO.

Considerações finais

Quem possui hipertensão e diabetes é desaconselhado a fazer a lipoaspiração graças aos riscos. Como em quaisquer cirurgias, os riscos existem e podem ir desde à simples insatisfação pelos resultados até mesmo ao óbito.

Por isso, conheça o médico que fará a lipoaspiração. Ele dever ser um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e, claro, ter registro no Conselho Federal de medicina.

Operações como a lipoaspiração só podem ser feitas em hospitais, nunca em clínicas.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.71
Total de Votos: 7

Lipoaspiração emagrece?

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

O que você pensa disso? Vamos construir um debate!