Lutas para emagrecer

Além de ajudar quem deseja emagrecer, as lutas tonificam músculos e ajudam a manter o autocontrole.

03 de julho de 2018 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Não há como não observar os corpos bem definidos e quase isentos de gordura de quem pratica alguma modalidade de luta.

Muitas academias apostam com ênfase no uso das lutas para emagrecer, tonificar músculos, melhorar a coordenação motora e a resistência física.

Com tantas opções à disposição, fica difícil à primeira vista escolher qual tipo de luta é a mais indicada para o seu tipo físico.

Como escolher e praticar lutas

O primeiro passo é tem em mente quais são seus limites físicos. Problemas nas articulações, excesso de peso, falta de resistência pulmonar, e até mesmo as recomendações médicas precisam ser postas na balança antes de mergulhar nas lutas para emagrecer da moda.

A escolha de academias e profissionais gabaritados é outro item importante, pois quem ministra as aulas precisa saber o que está ensinando e quais as competências de cada aluno.

Quanto às técnicas de luta, é preciso verificar o seu perfil pessoal e que tipo de corpo a pessoa deseja ter. Veja as principais lutas usadas para perder peso.

Boxe

Embora a “nobre arte” tenha perdido o apelo graças ao MMA, o boxe é um excelente exercício para ganhar força muscular, modelar músculos e ganhar agilidade. Acompanhe.

  • Cada hora de treino gasta cerca de 500 calorias.
  • Aumenta a resistência dos músculos.
  • Ajuda a perder a barriga, já que o abdome é muito trabalhado na luta.
  • Aumenta a capacidade circulatória.
  • Melhora a coordenação motora.

Muay Thai

O antigamente chamado “boxe tailandês” é uma das armas secretas dos lutadores de MMA e uma das novas estrelas das academias que usam lutas para emagrecer.

  • Gasta-se até 1000 calorias por hora de treino.
  • Os músculos dos braços e pernas ganham formas bem definidas.
  • Os músculos das costas ficam mais fortes.
  • O abdome “some” graças à intensidade dos treinos.
  • Além da melhora na circulação, ajuda na eliminação de líquidos que podem inchar o corpo.

Jiu-Jitsu

Considerado o pai de modalidades tão díspares quando o caratê e o judô, essa arte marcial japonesa transforma o corpo em uma arma por focar no ataque e na autodefesa. Veja os benefícios.

  • É possível eliminar até 1200 calorias por hora de treino.
  • A resistência física e a capacidade respiratória aumentam.
  • Define o corpo de forma visível após alguns meses de treinos.
  • Os reflexos ficam melhores.

Krav Maga

Criado em Israel na década de 1940, é uma luta usada por forças policiais em quase todo o mundo, como o BOPE e o FBI.

O Krav Maga não é considerado um esporte, sendo considerado como técnica de defesa pessoal, o que não impede que sua procura pela sociedade civil seja motivada pela sua capacidade de eliminar o peso excedente, já que há um gasto calórico de 800 calorias em média uma hora de treino.

Capoeira

A brasileiríssima técnica de luta engloba movimentos presentes na dança, o que torna sua prática uma das mais indicadas para o condicionamento físico.

  • Uma aula de capoeira com duração média de 90 minutos elimina 900 calorias.
  • O equilíbrio e a coordenação motora são melhorados com a prática da capoeira.
  • Pernas, braços e abdome têm seus músculos tonificados e fortalecidos.
  • A autoestima e o respeito por si mesma e o próximo são fortalecidos.

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