Manga africana para emagrecer

A manga africana é a mais nova fruta a entrar no rol dos alimentos saudáveis e que ajudam o processo de emagrecimento. Conheça as pesquisas feitas sobre seu extrato e suas propriedades.

25 de abril de 2014 • Por Mariana, em Alimentos, Dicas e Dietas


O consumo de frutas é universalmente recomendado por nutricionistas como parte indissociável de uma dieta saudável. Graças a essa consenso, basta que se dê a um fruto e/ou suas sementes com ares exóticos o poder de emagrecer para que toda a milionária indústria do bem estar e qualidade de vida entre em polvorosa.

Mango with section on a white background

Foi o que aconteceu com a semente do fruto de uma árvore nativa da África, cujo nome científico é Irvingia gabonensis. Chamada de manga africana ou manga selvagem, seu extrato tem sido exaltado como a nova arma contra a obesidade e males como o colesterol e diabetes.


Propriedades da manga africana

Segundo alguns sites pesquisados, o consumo tanto da polpa da fruta quanto do extrato da semente da manga africana tem relação estreita com o baixo índice de obesidade e problemas cardíacos e diabetes na população de países como Camarões, Angola, Costa do Marfim, Nigéria e Uganda, entre outros.

Pesquisas realizadas em diversas universidades da capital de Camarões, Yaoundé, feitas com cerca de 100 pacientes por um período de dez semanas constatou os seguintes fatos:

  • A média de peso dos pacientes que tomaram o suplemento de manga africana caiu 10 quilos em comparação com quem tomou as pílulas de placebo.
  • Os níveis de colesterol entre os usuários da manga africana caíram 26%.
  • As taxas de glicose sofreram baixa de 22%.

Os prováveis fatores que fizeram o suplemento de manga africana para emagrecer ter números tão expressivos foram enumerados por nutricionistas que acompanharam os estudos capitaneados por pesquisadores camaronenses. Acompanhe.

  • A manga africana influi na produção da leptina, o hormônio da saciedade.
  • Ativa um hormônio de nome difícil, adiponectina, que é responsável pelo controle dos níveis de açúcar e gordura no sangue.
  • Inibe a ação das enzimas que transformam glicose em gordura.


A manga africana no Brasil

A árvore que produz a manga africana ainda não saiu do seu continente nativo, por isso seu extrato só é encontrado aqui no Brasil sob forma de cápsulas. A fruta não é facilmente encontrada no país, o que a torna um produto caro.

A ANVISA ainda não registrou a manga africana sequer como alimento, o que significa que as pílulas e cápsulas encontradas no Brasil tem origem desconhecida, para não dizer duvidosa.

carregando…

Manga-Africana (1)


Contraindicações e considerações finais

Os mesmos estudos que comprovaram em um primeiro momento a eficácia da manga africana para emagrecer também reportaram reações adversas importantes, como flatulência, cefaleia leve (dor de cabeça) e casos esporádicos de insônia.

Os comerciantes da manga africana apressam-se em tachar de milagrosa a pílula feita com o fruto. Como esse blog tem um longo histórico de ojeriza à palavra “milagre” ligada a qualquer dieta ou suplemento alimentar, lembre-se de duas coisas importantes.

A primeira é que frutas, verduras e legumes em geral possuem fibras alimentares que tem o mesmo efeito na saúde em geral propagadas pela manga africana, o que torna a famosa e subestimada dieta balanceada uma das principais aliadas contra a obesidade e as altas taxas de colesterol e açúcar no sangue.

A segunda é que qualquer suplemento alimentar, por melhor que seja, precisa passar pelo crivo do seu médico. O que é bom para alguns pode não o ser para você.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!