Mantenha o peso após emagrecer

Depois de eliminar com sucesso o peso em excesso, vem a parte mais difícil: manter o peso ideal, e de uma forma saudável.

31 de dezembro de 2014 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


A manutenção do peso ideal após uma dieta bem sucedida é um dos principais desafios a ser alcançados porque os antagonistas estão em toda parte: nos alimentos, nos amigos que irão incitar a quebra da reeducação alimentar e principalmente no seu próprio metabolismo, que só é reeducado através de rígida disciplina dietética e física.

Para que se mantenha o peso após emagrecer será preciso exercitar mais do que músculos: o método e a persistência terão que ser fortalecidos  com novas atitudes e pequenos macetes.

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Cuidado com os hábitos

Monitore a assim chamada “zona de conforto” constantemente. Se o organismo já se acostumou com as porções alimentares reduzidas no início da dieta, procure orientação médica e reduza mais um pouco.

No caso dos exercícios, aumente a carga da atividade física se as séries atuais estejam fisicamente confortáveis. Exemplificando: a pessoa caminha 5 quilômetros diários desde o início das atividades e esse trajeto já não provoca mais o cansaço de outrora. Aumente um quilômetro no percurso e inclua alguns aclives.


Consulte sempre seu médico

Não descuide dos exames laboratoriais de rotina. Anualmente ou semestralmente, seu médico deverá pedir exames que forneçam dados do seu progresso, pedindo exames como hemograma completo, exames hormonais, principalmente os da tireoide e sexuais e níveis de glicose.


Você continua sendo o que come!

Elimine as fontes de sódio (o sal de cozinha, mas não só ele) em excesso. O ser humano deve consumir apenas 2 gramas de sódio por dia, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

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São amplamente conhecidos os efeitos deletérios do excesso de sal na pressão arterial e no sistema renal. A substituição do sal por outros temperos e a eliminação de produtos processados do cardápio são as principais recomendações.

Aumente o consumo de verduras e frutas que forneçam substâncias essenciais à manutenção do peso como:

  • Potássio (tem o efeito contrário ao sal e ajuda a manter os níveis de pressão arterial estáveis).
  • Fósforo (mantém a integridade dos ossos e do sistema nervoso).
  • Magnésio e cálcio (elementos interdependentes e importantes para a manutenção do peso ideal).

Existem outros micronutrientes essenciais, basta consultar seu nutricionista. Mantenha o consumo de proteína e continue substituindo as carnes vermelhas pelas brancas e magras.


Prazer e não culpa

Não se penitencie demais. Controle dietético não é uma prisão; caso haja um episódio de excessos alimentares (natais e aniversários são inevitáveis na vida em sociedade), anote mentalmente no dia seguinte o que foi consumido a mais e desintoxique-se aos poucos e sem neuras desnecessárias.

Beber muita água, evitar o consumo de gorduras, manter as atividades físicas e ser feliz. Mantenha o peso após emagrecer mas faça isso com prazer e sabendo perdoar a si mesma quando a vida aprontar uma festa calórica.

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