Menopausa: o que é e como se prevenir dos sintomas com a alimentação

A menopausa implica sintomas que podem ser amenizados com a alimentação adequada.

O organismo das mulheres é considerado por profissionais da saúde como sendo mais complicado do que o dos homens, uma vez que as mulheres sofrem com grandes variações hormonais, e em determinado momento da vida, passam por um processo conhecido como menopausa.

Afinal, o que é menopausa?

A menopausa nada mais é do que um período fisiológico que ocorre após a última menstruação espontânea da mulher. Nesse período de tempo, encerram-se os ciclos ovulatórios e também menstruais.

A mulher só pode ser considerada em menopausa, após um ano da ocorrência do último fluxo menstrual, sendo que durante esse intervalo de tempo, a mulher pode ter episódios de menstruação.

As variações hormonais que ocorrem em mulheres causando menopausa e alterações de ciclos menstruais, por exemplo, também podem ocorrer com os homens e causar uma série de problemas à saúde, como ejaculação precoce e até mesmo disfunção erétil.

A menopausa é apenas mais um estágio na vida das mulheres. Durante esse período, ocorrem uma série de transformações no organismo, facilitando o surgimento ou até mesmo o agravamento de algumas doenças.

Quando a menopausa começa?

Não existe uma idade correta para ocorrência da menopausa. Normalmente esse momento varia de mulher para mulher. Em média, as mulheres entram na menopausa quando possuem idade entre 45 e 55 anos.

Pode ocorrer antes desse período também, de maneira cirúrgica ou espontânea, nesse caso, ela recebe o nome de menopausa precoce.

A menopausa cirúrgica consiste na retirada dos ovários ou úteros, seja por conta de algum problema de saúde, ou então por simples desejo da mulher. Quando a menopausa aparece após os 55 anos, ela recebe o nome de menopausa tardia.

Principais sintomas de menopausa

Os sintomas da menopausa normalmente variam entre as mulheres, mas existem alguns que são bastante clássicos. São esses que mostraremos a seguir, confiram.

  • Ausência de menstruação;
  • Ressecamento do canal vaginal;
  • Surgimento de ondas do calor que aparecem e somem repentinamente;
  • Sudorese noturna;
  • Insônia;
  • Alterações na libido feminina;
  • Dificuldade de concentração e de memorizar coisas simples;
  • Diminuição de massa óssea, podendo resultar em osteoporose;
  • Depressão;
  • Cansaço aumentado;
  • Alteração na distribuição de gordura corporal.

Como se prevenir dos sintomas?

Já que a menopausa é inevitável, muitas mulheres se perguntam principalmente como aumentar a libido feminina, visto que é um dos sintomas que mais preocupantes nas mulheres.

O método mais eficaz de prevenir os sintomas da menopausa é fazer terapia de reposição hormonal com um ginecologista de confiança. Essa reposição traz de volta ao organismo, hormônios como progesterona ou estrogênio que são capazes de amenizar e até mesmo reverter uma série de sintomas da menopausa, como as ondas de calor, a falta de desejo sexual, o ressecamento vaginal e até mesmo a depressão.

A terapia de reposição hormonal normalmente é feita através do uso de adesivos, géis e também comprimidos capazes de repor os hormônios que deixam se ser produzidos pelo organismo, trazendo assim, mais qualidade de vida a toda e qualquer mulher que passa por esse conturbado período hormonal.

10 alimentos que aumentam a Libido Feminina

Além dos remédios naturais em cápsula, uma alimentação balanceada com alguns tipos de frutas e castanhas também pode aumentar a libido feminina naturalmente. Separei aqui uma lista com 10 tipos de alimentos que se distribuídos diariamente dentro de uma dieta podem aumentar a libido. São eles:

  1. Aspargos
  2. Pimentas Picantes
  3. Romã
  4. Ostras
  5. Melancia
  6. Maca Peruana
  7. Nozes
  8. Amêndoas
  9. Abacate
  10. Blueberries
  11. Lima

Você está passando por esse período? O que faz para amenizar os sintomas da menopausa? Deixe um comentário nos contando como você lida com esse momento fisiológico.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 8

Menopausa: o que é e como se prevenir dos sintomas com a alimentação

Comente